Medo de avião? Aplicativo mostra quais as chances de cada voo cair

Aplicativo foi desenvolvido para ajudar pessoas que têm medo de voar.

Avatar

Por Júnior Borneli

11 de fevereiro de 2015 às 11:23 - Atualizado há 5 anos

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), a chance de uma pessoa morrer durante um voo é de uma em 90 milhões. Isso significa que você pode voar pelos próximos 250 mil anos sem sofre um acidente.

Porém, mesmo dados estatísticos como esse não diminuem o medo que a grande maioria das pessoas sente quando entram em um avião. Foi pensando nisso que o americano Nic Johns criou um aplicativo para celular chamado “Am I going down?” (“Eu vou cair?”).

O aplicativo reúne dados estatísticos relacionados aos acidentes aéreos e o número de voos realizados diariamente e faz uma conta simples, mostrando quais são as chances daquele voo específico acabar em tragédia.

Disponível apenas para iPhone, ao custo de US$ 0,99, o aplicativo funciona assim: você insere o aeroporto de onde está saindo e o aeroporto de destino, além do nome da companhia aérea e o modelo da aeronave. Com essas informações, o aplicativo traz as chances do avião cair e avisa quantas vezes a pessoa pode pegar esse mesmo voo sem que o avião caia.

Simulando uma rota entre San Francisco e Dallas, ambas cidades americanas, voando em um Boeing 747-400, as chances do avião cair são de 1 para 4.593.011, segundo o aplicativo. E o aviso que aparece abaixo é de que você pode voar nesse mesmo trecho durante 12.583 anos sem o menor risco.

Nic Johns, criador do app, afirma que criou o aplicativo por causa do medo que a sua esposa sente ao viajar de avião e que a ideia e oferecer uma ferramenta de entretenimento que conforte um pouco mais os mais receosos. Ele completa dizendo que os resultados são obtidos com base em dados estatísticos, o que não significa uma projeção real para o futuro.

Fonte: CNN