Mais uma fintech revolucionária: startup muda empréstimos no Brasil

Da Redação

Por Da Redação

19 de outubro de 2016 às 14:41 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Empréstimos são um dos pontos CENTRAIS do setor financeiro. Grandes bancos nasceram para emprestar dinheiro e administrar patrimônios. Mas isso, também, pode ser disruptado pela tecnologia: e uma startup nacional está se esforçando para conectar quem precisa de crédito com quem quer emprestar dinheiro, a F(x).

Por meio de algoritmo, a plataforma identifica uma boa combinação entre empresas e financiadores, como uma espécie de Tinder, segundo Dan Cohen, financista e fundador da F(x). É mais uma fintech revolucionária que está mudando o Brasil e como negócios são feitos por aqui.

Existem aproximadamente 1.406 fintechs no mundo, segundo a empresa de pesquisa Venture Scanner. E elas terão um impacto profundo na economia do planeta: 33% dos millennials acreditam que não vão precisar de um banco em cinco anos, sendo que metade espera que seus serviços sejam prestados por startups, mostra uma pesquisa do Goldman Sachs.

Para te ajudar a entender o fenômeno fintechs, temos duas iniciativas para te ajudar: a primeira é um hangout com Marcelo Maisonnave, fundador da XP Investimentos, o primeiro shopping center financeiro do Brasil e o Fintech Class, maior evento do segmento no Brasil.

A F(x) separou três benefícios das fintechs (inclusive ela mesma):

Mais tempo e comodidade ao não ficar reféns de bancos físicos

Em vez de agendar horário com o gerente responsável e se deslocar até um banco em dia e horário de funcionamento, o empresário pode tirar todas as dúvidas 24 horas, 7 dias por semana, conhecer as condições de empréstimos, os fundos e outros detalhes sem precisar sair de onde estiverem. A única necessidade é o acesso à Internet.

Captação de recursos mais rápida

Empresas que buscam captação no mercado de crédito nem sempre têm facilidades para encontrar um financiador disposto a liberar o recurso, principalmente em um momento de fragilidade econômica e de concentração bancária. Por isso, por meio da plataforma, é possível visualizar as melhores propostas de financiamento, deixando a cargo da empresa analisar as melhores condições e iniciar uma negociação de exclusividade.

Dados estratégicos e tecnologia de ponta – Maior chance de sucesso

Por meio de um algoritmo é possível cruzar as informações das empresas com a dos bancos de maneira rápida e fácil. Aqueles com maior semelhança entre si dão “match”. O algoritmo cruza uma série de dados, incluindo fatores objetivos, como indicadores das empresas ou da operação, e subjetivos, como recorrência das receitas.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]