Blockchain é o tema do último encontro do ano do LIDE Next

Da Redação

Por Da Redação

27 de novembro de 2018 às 07:58 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O LIDE, Grupo de Líderes Empresariais, promove, nesta terça-feira, o terceiro e último evento do ano da série de encontros promovidos pelo LIDE NEXT. A primeira edição, realizada em fevereiro, tratou sobre criptomoedas e a segunda, de inteligência artificial, no mês de outubro.

O tema deste último encontro do ano é Blockchain. O evento será realizado no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, das 8h às 11h30. Participam do evento empresas filiadas ao LIDE. Fundado em 2003, a organização, que faz parte do Grupo Doria, é formada por 1.700 empresas de diversos países. O LIDE tem como objetivo promover o desenvolvimento social e econômico.

O conceito de blockchain surgiu em 2008 para dar mais segurança às transações digitais. O blockchain é a inovação que está por trás das moedas digitais, mas também da validação de documentos. Na prática, esta tecnologia permite que as informações sejam armazenadas em blocos de dados.

Cada bloco contém uma espécie de assinatura digital chamada hash, que funciona como uma impressão biométrica. O hash é a garantia criptográfica de que as informações do bloco de dados não foram violadas.

“Nossa visão é de que o empresariado brasileiro está passando da fase de curiosidade sobre o assunto para a etapa de querer colocar em prática aplicações à partir desta tecnologia. Nós queremos incentivar isso”, diz Gustavo Ene, CEO do LIDE.

O encontro desta terça-feira será conduzido pelo CEO da Accenture Leonardo Framil, que também preside o LIDE Tecnologia.  O evento terá três painéis. No primeiro painel, o foco é o conceito da corrente de confiança, cujos palestrantes serão Gil Giardelli, pesquisador do tema e co-founder da 5ERA, e Percival Silva De Lucena, cientista pesquisador da IBM.

O segundo painel tem como tema “Os desafios tecnológicos e a regulamentação do Blockchain”. Quem lidera a discussão são Fernando Furlan, presidente da Associação Brasileira de Criptoativos e Blockchain, e Helio Ferreira Moraes, sócio da Pinhão e Koiffman Advogados.

O terceiro tema do LIDE NEXT vai apresentar percepções sobre o Blockchain na prática, transações e armazenamento de informações. Os convidados para este painel são Marcelo Camara, diretor-geral de Inteligência Artificial do Bradesco, e Gustavo Paro, diretor Latam da R3.

O LIDE NEXT que trata sobre o tema Blockchain acontece nesta terça-feira, e será realizado no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, das 8h às 11h30.