Liberdade com Responsabilidade: os pilares do RH da Netflix
Por Júnior Borneli
21 de Maio de 2019 às 15:48 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Na minha última viagem ao Vale do Silício, pude aprender um pouco mais sobre a cultura da Netflix. É algo realmente fora da curva.
Toda a estratégia de RH da empresa é sustentada por dois mantras: liberdade com responsabilidade e mais contexto e menos controle.
E para que isso funcione, uma regra jamais pode ser quebrada. A de nunca contratar pessoas “mais ou menos”. Por mais que uma vaga demore meses para ser preenchida, ela só será ocupada pela melhor pessoa possível para aquela posição.
O fator liberdade é levado às mais extremas situações. Não são raros os casos de pessoas tiram períodos de 2 meses de férias para resolver problemas pessoais ou descansar, sem prejuízo de salário, por exemplo.
Porém, com a liberdade vem a responsabilidade. Cada pessoa possui seus objetivos. Desde que cumpram com aquilo, são livres para organizar seus horários, rotinas e tudo mais.
No outro pilar, do contexto x controle, a direção é mais importante do que regras. Periodicamente o CEO da empresa escreve uma carta com os rumos que a empresa deseja seguir.
Fazendo isso ele dá o contexto. E com a suposição de que todos têm responsabilidade, não há a necessidade de controles, uma vez que o alinhamento é claro.
Cada área da empresa é livre para tomar suas decisões sobre contratações, investimentos em estrutura, processos seletivos e diversas outras coisas.
No limite, a impressão é de que a Netflix não tem um “Departamento de RH”, como a maioria das empresas. É um processo cultural muito forte, onde os indivíduos sabem exatamente qual é o seu papel dentro da organização.
A cultura e a forma como as empresas da Nova Economia lidam com as pessoas é um fator diferencial gigantesco, em relação às demais.
Não é à toa que Google, Facebook, Apple, Netflix e outras são tão desejadas pelos melhores profissionais do mercado. Elas respeitam os indivíduos, colocando-os como protagonistas.
É por isso, também, que a StartSe organiza o RH Day, trazendo o mindset das melhores empresas do Vale do Silício para Brasil. Conhecer como elas lidam com pessoas pode fazer a diferença na hora de atrair e reter talentos, empoderar os colaboradores, e estimular a inovação.
Duas últimas coisas: acesse aqui o manifesto oficial da Netflix sobre sua cultura (https://jobs.netflix.com/culture) e conheça também todos os detalhes do maior evento de RH voltado para tecnologia e inovação do Brasil.
Clique no site oficial e inscreva-se já.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários