Leicester e Claudio Ranieri: Provando o sucesso do “cholismo”

Avatar

Por Herbert Lopes

3 de Maio de 2016 às 13:00 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

No dia 15 de abril de 2016, escrevi um breve conteúdo sobre o cholismo e como ele pode ajudar os pequenos negócios. De lá para cá, o time de Diego Simeone já eliminou novamente o Barcelona em uma Champions League e venceu o Bayern de Munique no primeiro jogo da semi-final da mesma competição. Seria uma coincidência ou resultado do trabalho e da excelência?

Hoje, temos mais uma prova do cholismo e seu sucesso. O Leicester City um modesto time inglês, que no ano passado, no mesmo mês estava disputando para não ser rebaixado, agora é o mais novo campeão da terra da rainha. Isso significa que o estilo de vida que segue valores com base na tenacidade e esforço implantada por Diego Simeone no Atlético de Madrid, também deu certo no time de Claudio Ranieri.

Bom, este conteúdo não é para falar sobre futebol e sim para mostrar que é incrível como os pequenos também podem ter resultados de curto a médio prazo focando sempre em trabalho, esforço, entrega de valor, desenvolvimento de talento, motivação da equipe e um espírito que se renova constantemente. Isso é o que chamamos de cholismo.

Se você tem um pequeno negócio, saiba que é possível competir com os grandes players do mercado aplicando as regras do cholismo no seu negócio. Assim será possível colher uma maior performance nos resultados em um curto espaço de tempo, e claro, que isso vai variar de negócio para negócio, de segmento para segmento.

Eu também aplico os processos do cholismo em meu negócio, e consigo competir com a concorrência (negócios maiores que o meu) de igual para igual. Uma das coisas que você não pode deixar de fazer é: focar na excelência da execução.

E isso, não é nenhum segredo, nenhuma sacada, nenhum insight, muito menos fórmula para o sucesso, é apenas o mínimo/básico que você deve fazer para entregar valor ao projeto do seu cliente e consequentemente ao seu negócio.

Tenha uma execução excelente, entregue valor e colha resultados a curto prazo.

Portanto, se você tem um pequeno negócio, crie um modelo de gestão focado em excelência, isso vai permitir que a sua empresa tenha êxito nas competições com negócios maiores que o seu.

Um grande abraço!