Lançamento do Facebook Shops: Tudo o que você precisa saber para vender na internet

João Gobira

Por João Gobira

20 de Maio de 2020 às 19:05 - Atualizado há 3 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Um dos principais objetivos de Mark Zuckerberg e do Facebook é a busca por conectar você àquilo que você mais gosta. Afinal, os algoritmos do Zuck trabalham 100% do tempo para reter você a seus aplicativos (Facebook e Instagram, com mais intensidade). 

E isso não significa apenas amigos e familiares, mas também produtos, marcas e empresas.

Por anos as pessoas usam os aplicativos do Facebook e Instagram para comprar e vender qualquer coisa,ou seja, desde a publicação da foto de uma bicicleta com a legenda “está à venda” até mesmo à venda do seu tênis no serviço de Marketplace, embutido dentro do Facebook.

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

Esse modelo de criar lojas online de pessoas para pessoas sempre existiu nos aplicativos do Facebook e do Instagram, mas agora a ferramenta vai disponibilizar isso de forma muito mais profissional e simples.

Vender pela internet pode ser um processo muito mais simples do que parece e, com o uso correto das novas ferramentas do Mark Zuckerberg, você poderá potencializar seus resultados no ambiente Digital.

O uso do Facebook Shops tem como objetivo ajudar pequenos negócios a fazer mais vendas pela internet, gerando alcance maior às suas publicações e tornar sua marca mais conhecida.

No momento, devido a quarentena, muitas pequenas empresas estão enfrentando dificuldades e, com o fechamento de lojas/estabelecimentos físicos, buscam colocar seus negócios online. 

Com o uso da ferramenta Facebook Shops, qualquer um pode fazer uma venda online de uma forma muito simples, desde um pequeno empresário a uma marca global. Com Instagram e Facebook você pode se conectar de forma direta ao seus consumidores de forma rápida, simples, tendo uma verdadeira vitrine da sua loja onde seus clientes podem ver e comprar, sem sair de casa.

Como faço para criar uma loja dentro do Facebook ou do Instagram?

Pelo Facebook você pode criar uma loja on-line única que aparecerá tanto no Facebook quanto no Instagram. 

Criar uma loja no Facebook e Instagram é gratuito e simples. As empresas podem escolher os produtos que desejam exibir em seu catálogo e, em seguida, personalizar a aparência de sua loja com uma imagem de capa e cores de destaque que mostram sua marca.

imagem 1 - instagram shopping post

Isso significa que qualquer vendedor, não importa seu tamanho ou orçamento, pode colocar seus negócios on-line e se conectar com os clientes onde e quando for conveniente para eles.  

imagem 2 - instagram shopping post shopping explorer

Depois de cadastrar seu produto no catálogo da loja do Facebook é possível fazer a divulgação com apenas um post no Instagram.

Como as pessoas encontram sua loja no Instagram?

As pessoas podem encontrar as lojas na página de Facebook ou perfil do Instagram de uma empresa. Também podem descobri-las por meio do botão explorar ou até mesmo pelas publicações do Feed.

imagem 3 - instagram shopping post shopping explorer

imagem 4 - instagram shopping post shopping explorer

A partir daí, você pode navegar por todos os itens postados, salvar os produtos de seu interesse e fazer um pedido – no site da empresa ou sem sair do aplicativo, caso você tenha inserido compra por checkout direto.

O suporte por Instagram Shopping é também muito eficiente. Agilizando demais todos os processos de atendimento, já que o usuário pode contactá-lo pelos canais do Facebook.

Você pode enviar mensagens para uma loja on-line por WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct para fazer perguntas, obter suporte, acompanhar entregas e muito mais. 

Algumas atualizações da ferramenta também sugerem que no futuro você poderá visualizar a loja de um perfil e fazer compras diretamente em um bate-papo no WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct. 

Regras para criar uma Loja no Instagram

Para que não ocorra problemas futuramente é necessário seguir algumas regras de publicações dos seus catálogos na ferramenta.

  • Apenas produtos físicos podem entrar online na ferramenta, isso é, nada de infoproduto, cursos, ebooks, etc;
  • Seguir as diretrizes do Facebook que você pode ver neste link aqui;
  • Sua conta no Instagram deve ser comercial;
  • Contas do Instagram e Facebook devem ser associadas;
  • Ter pelo menos 9 postagens para ativar a loja

É fundamental que você siga pelo menos estes passos para conseguir fazer a sua loja no instagram e começar a vender pela internet.

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

Instagram Shop: um novo lugar para descobrir produtos e marcas

Ainda em 2020 as pessoas que estão localizadas nos Estados Unidos poderão encontrar marcas, empresas e produtos no menu explorar do instagram (no Brasil a novidade ainda está sem data para chegar, mas acreditamos que será muito breve).

Com essa nova categoria de insta @shop, você terá acesso às suas lojas, marcas e influenciadores com possibilidade de filtrar a categoria desejada, desde produtos de beleza até acessórios para sua casa.

imagem 5 - instagram shopping post shopping explorer

Recursos de compras ao vivo

As pessoas usam vídeos ao vivo nas redes sociais para exibir produtos há anos, desde lojas de calçados anunciando novos tênis até influenciadores do mercado da beleza experimentando batons diferentes.

Agora está muito mais fácil de fazer a compra de produtos em tempo real. Em breve, vendedores, marcas e criadores poderão marcar produtos em sua loja ou catálogo do Facebook antes de serem lançados, e esses produtos serão mostrados na parte inferior do vídeo para que as pessoas possam tocar facilmente para saber mais e comprar. 

Os testes ainda são restritos a algumas empresas selecionadas pelo Facebook e pelo Instagram, mas já nos próximos meses os recursos vão estar disponíveis a mais usuários destas redes sociais.

Conectando programas de fidelidade à sua conta do Facebook

O Instagram também está testando maneiras de tornar mais fácil ganhar recompensas com as empresas e marcas que você segue e admira. Permitindo que conexão com seus programas de fidelidade, como um programa de pontos na cafeteria perto de você, por exemplo, através da sua conta no Facebook.

Você poderá acompanhar facilmente seus pontos e recompensas. Além disso, está sendo testado como pequenas empresas também podem criar, gerenciar e exibir seus próprios programas de fidelidade nas lojas do Facebook.

Assim empresas grandes, médias e pequenas terão acesso às mesmas ferramentas e benefícios para vender online e conquistar seus clientes através das redes sociais.

Integrando o Instagram Shopping a outras plataformas

Para ajudar as empresas a fazer mais vendas pela internet, existe a possibilidade de integrar o Instagram Shopping com diversas plataformas de pagamento, como Shopify, BigCommerce, WooCommerce e Loja Integrada.

Elas oferecem ferramentas poderosas para ajudar os empreendedores e empresários a administrarem seus negócios e a se tornarem cada vez mais digitais. Agora, elas também ajudarão pequenas empresas a construir e expandir suas lojas no Facebook e usar outras ferramentas para vender e comercializar seus produtos.

O intuito de usar essas ferramentas é aliviar a pressão e superar os obstáculos que, principalmente, as pequenas empresas estão enfrentando neste momento e ajudar companhias de todos os tamanhos a se prepararem para o futuro.

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet