Iniciativa ajuda na criação de 120 startups e 600 empregos em Santa Catarina

Avatar

Por Lucas Bicudo

28 de novembro de 2016 às 14:38 - Atualizado há 4 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

O ecossistema de startups de Santa Catarina contou nos últimos quatro anos com o apoio e incentivo do StartupSC. Nesse período, o programa do Sebrae ajudou a criar 120 empresas e cerca de 600 empregos no estado.

Agora, o projeto fez uma pesquisa com 102 dessas 120 para entender melhor como se deram suas motivações, características e desenvolvimento. Os dados foram apresentados na semana passada, durante o 16º Meetup StartupSC, evento que reuniu cerca de 400 pessoas no Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis.

66 dessa amostragem ainda estão no mercado e, ao todo, estas empresas faturaram mais de R$ 43 milhões em 2016.

“O índice de sobrevivência das startups que passaram pelo programa é bem elevado. Além disso, algumas empresas hoje são referência em suas áreas e crescem a elevadas taxas ano após ano. Estes indicadores mostram que a capacitação do programa acaba sendo decisivo para a sustentabilidade das startups”, discursa Alexandre Souza, gestor do StartupSC.

A maioria das startups trabalham com SaaS, logística e TIC. Seus clientes são empresas de médio porte, que usam os serviços como forma de simplificar processos. De acordo com 40,3% dos empresários, o principal desafio para as soluções é conseguir novos usuários.

Das 36 empresas que estão inativas, cinco foram vendidas e 31 fecharam. O principal motivo foi a falta de comprometimento de tempo integral dos fundadores. Para 71% deles, a cultura empreendedora deveria ser estimulada em todas as fases do modelo educacional, motivando assim a inovação e ajudando a alavancar o Brasil como um ecossistema de startups relevante mundialmente.

No início de novembro, o StartupSC foi reconhecido nacionalmente como a “melhor comunidade” do país, pela premiação Startup Awards, concedida pela Associação Brasileira de Startups.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]