Inbound Marketing é o processo. Resultado é o produto final.

Avatar

Por Herbert Lopes

17 de Maio de 2016 às 12:28 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Inbound Marketing, é o termo que você mais tem lido, escutado e assistido alguns vídeos nos últimos dias, correto?!?  Calma! não vou falar o que você já sabe sobre o “novo marketing”.

Esse método vem sendo utilizado no Brasil de maneira mais efetiva há pelo menos 3 anos. Mas o foi criado em 2006 por Brian Halligan, CEO e co-fundador da HubSpot.

Eu costumo dizer que o inbound é apenas um processo do produto final. Por aqui, chamo o produto final de resultado. É através desse processo que você vai entregar o valor do inbound marketing ao seu cliente.

Não existe uma fórmula certa para aplicar o inbound marketing. Cada projeto tem uma característica particular, tudo precisa ser personalizado de acordo com o produto e o serviço de cada cliente. E claro, você vai ter que estudar e conhecer o negócio do seu cliente antes de começar um projeto de consultoria para ele.

O processo do inbound marketing só é efetivo quando a performance do cliente é agregada com o resultado.

Quanto maior a performance, melhor o resultado. O resultado é a entrega de valor que o seu cliente espera.

Eu quero dizer que: A partir do momento que o tráfego do site aumenta, é necessário converter esses visitantes em leads, depois qualificar cada um deles até transformar esse lead qualificado em um prospect apto para receber uma abordagem de venda do produto/serviço. E assim aumentar o número de clientes e influenciadores (promotores) da marca.

Não prometa ao seu cliente que o inbound vai resolver todos os problemas do negócio dele. O inbound marketing é apenas um dos processos efetivos que faz parte do marketing digital e cada negócio precisa ser estudado nos mínimos detalhes e assim aplicar o que melhor convém.

Para finalizar: Não pense que o inbound é um método infalível. E sim um processo que vai entregar um resultado contínuo a curto, médio e longo prazo ao seu cliente.