Ideas for Milk: Embrapa faz desafio para startups de Agrtech

Por Da Redação
5 de outubro de 2016 às 13:46 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Startups voltadas para o setor lácteo possuem uma boa oportunidade no Brasil no momento: Ideas For Milk, competição para startups da Embrapa. A intenção é revelar as melhores propostas em uma série de eventos que reúne oito finais locais em diferentes cidades e uma final nacional em Brasília.
As agrtechs são algumas das startups que mais ganham visibilidade no mercado brasileiro, principalmente por apresentarem soluções para o setor que é responsável por mais de um quinto do PIB brasileiro – mas ainda assim só 0,5% das startups brasileiras são de agrtech.
Há uma enorme cadeia produtiva do leite, que emprega cerca de 4 milhões de trabalhadores e que tem expectativa de atingir o faturamento de R$ 100 bilhões em 2016, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa Vida (ABLV).
Para ela que a Embrapa busca soluções. Você pode se inscrever gratuitamente para a competição até dia 12 de outubro através deste site. Como diferencial, os candidatos ao desafio podem recorrer à ajuda de mentores do agronegócio do leite e de negócios em Tecnologia da Informação (TI) desde o início do processo.
Procura-se soluções de base tecnológica
Há muito do que se fazer para melhorar o trabalho desta cadeia. Uma solução tecnológica é usar um aplicativo e fotos para determinar as condições dos animais – tecnologia recentemente desenvolvida e que está em validação pela Embrapa Gado de Leite.
A ideia do desafio Ideas for Milk é impulsionar o desenvolvimento deste tipo de solução em torno da indústria do leite. A Embrapa quer despertar o interesse de investidores, aceleradoras, incubadoras, desenvolvedores, profissionais de ciências agrárias e tantos outros ligados ao agro e a TI para as oportunidades de negócios lucrativos com soluções tecnológicas para o setor.
Podem ser inscritas na competição propostas de soluções em software web, aplicativos mobile e hardwares, incluindo Internet das Coisas, que auxiliem nas atividades produtivas ao longo de toda a cadeia do leite, viabilizando precisão nas tomadas de decisões. As inscrições são estendidas tanto a startups e quanto a equipes informais, dentre validação quanto a produto já consolidado no mercado.
Mais sobre o desafio
O desafio tem três etapas: a primeira delas é a seleção das 5 melhores ideias inscritas em cada cidade sede onde haverá uma Final Local. Na segunda etapa, serão oito Finais Locais, sendo que o ganhador de cada uma delas vai para a Final Nacional, que será realizada no dia 14 de dezembro, em Brasília.
A iniciativa é liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de quatro unidades: Embrapa Gado de Leite, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação e Departamento de Tecnologia da Informação. As empresas Litteris Consulting, Qranio, Carrusca Innovation e AgriPoint também fazem parte da realização.
Onze das principais universidades brasileiras nas áreas de tecnologia e agro são correalizadoras do Ideas for Milk: as federais de Minas Gerais (UFMG), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (UFLA), Viçosa (UFV), São Carlos (UFSCAR), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pelotas (UFPEL); a estadual de São Paulo (USP) com os campus de Piracibaca (Esalq) e São Carlos (ICMC); e as particulares PUC-Minas e PUC-RS.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários