Ideas for Milk: Embrapa faz desafio para startups de Agrtech

Da Redação

Por Da Redação

5 de outubro de 2016 às 13:46 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Startups voltadas para o setor lácteo possuem uma boa oportunidade no Brasil no momento: Ideas For Milk, competição para startups da Embrapa. A intenção é revelar as melhores propostas em uma série de eventos que reúne oito finais locais em diferentes cidades e uma final nacional em Brasília.

As agrtechs são algumas das startups que mais ganham visibilidade no mercado brasileiro, principalmente por apresentarem soluções para o setor que é responsável por mais de um quinto do PIB brasileiro – mas ainda assim só 0,5% das startups brasileiras são de agrtech.

Há uma enorme cadeia produtiva do leite, que emprega cerca de 4 milhões de trabalhadores e que tem expectativa de atingir o faturamento de R$ 100 bilhões em 2016, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa Vida (ABLV).

Para ela que a Embrapa busca soluções. Você pode se inscrever gratuitamente para a competição até dia 12 de outubro através deste site. Como diferencial, os candidatos ao desafio podem recorrer à ajuda de mentores do agronegócio do leite e de negócios em Tecnologia da Informação (TI) desde o início do processo.

Procura-se soluções de base tecnológica

Há muito do que se fazer para melhorar o trabalho desta cadeia. Uma solução tecnológica é usar um aplicativo e fotos para determinar as condições dos animais – tecnologia recentemente desenvolvida e que está em validação pela Embrapa Gado de Leite.

A ideia do desafio Ideas for Milk é impulsionar o desenvolvimento deste tipo de solução em torno da indústria do leite. A Embrapa quer despertar o interesse de investidores, aceleradoras, incubadoras, desenvolvedores, profissionais de ciências agrárias e tantos outros ligados ao agro e a TI para as oportunidades de negócios lucrativos com soluções tecnológicas para o setor.

Podem ser inscritas na competição propostas de soluções em software web, aplicativos mobile e hardwares, incluindo Internet das Coisas, que auxiliem nas atividades produtivas ao longo de toda a cadeia do leite, viabilizando precisão nas tomadas de decisões. As inscrições são estendidas tanto a startups e quanto a equipes informais, dentre validação quanto a produto já consolidado no mercado.

Mais sobre o desafio

O desafio tem três etapas: a primeira delas é a seleção das 5 melhores ideias inscritas em cada cidade sede onde haverá uma Final Local. Na segunda etapa, serão oito Finais Locais, sendo que o ganhador de cada uma delas vai para a Final Nacional, que será realizada no dia 14 de dezembro, em Brasília.

A iniciativa é liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de quatro unidades: Embrapa Gado de Leite, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação e Departamento de Tecnologia da Informação. As empresas Litteris Consulting, Qranio, Carrusca Innovation e AgriPoint também fazem parte da realização.

Onze das principais universidades brasileiras nas áreas de tecnologia e agro são correalizadoras do Ideas for Milk: as federais de Minas Gerais (UFMG), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (UFLA), Viçosa (UFV), São Carlos (UFSCAR), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pelotas (UFPEL); a estadual de São Paulo (USP) com os campus de Piracibaca (Esalq) e São Carlos (ICMC); e as particulares PUC-Minas e PUC-RS.

[php snippet=5]
E não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook!