Conheça alguns belos casos de parcerias entre grandes empresas e startups
Por Lucas Bicudo
13 de março de 2017 às 15:18 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Uma pesquisa realizada pela Apex e pelo Brazil Ventures – com um espaço amostral de 68 presidentes de empresas brasileiras – aponta um interesse delas em se aproximarem de startups. Motivo? Primeiro vem desenvolver novos negócios, depois acelerar o processo de inovação e enfim buscar por retorno financeiro.
Lembra do BB-8, o simpático robô de Star Wars VII – O Despertar da Força? Bem, ele é fruto da parceria da Disney com a startup Sphero. A colaboração se deu por meio do programa de aceleração da Walt Disney Co.
Nele, startups selecionadas recebem tutorias de gerentes e diretores da companhia, como do CEO Bob Iger. Além da Sphero, a Disney também firmou parceria com a Atom Tickets, que ajuda os visitantes do parque a comprarem antecipadamente ingressos e pipoca para o cinema.
No Brasil, principalmente neste ano de situação econômica mais instável, também tem crescido a aposta de grandes empresas em startups, a fim de otimizar processos e diminuir custos.
A tecnologia vai mudar como lidamos com o mundo, e grandes oportunidades, como essas vão se abrir. Tentamos ajudar empresas a entenderem a importância disso através do Corporate Class, um evento exclusivo sobre inovação corporativa.
Vejamos alguns exemplos:
Poupatempo + Nama
O Poupatempo, programa criado pelo governo do Estado de São Paulo, queria arrumar um jeito de agilizar ainda mais o atendimento e facilitar a comunicação com o público. Para suprir essa necessidade, a Nama entrou em ação. A startup é a primeira empresa no país a desenvolver um sistema próprio de Inteligência Artificial para robôs de atendimento. Apresentou ao mercado uma plataforma de chat que utiliza Bots com I.A. prontos para automatizar serviços e tarefas, informar, vender e auxiliar, tudo de forma natural, independente do canal utilizado. No caso do Poupatempo, a tecnologia está em fase de implementação e será integrada em uma plataforma de serviços online da entidade. Com isso, o objetivo é trazer mais agilidade ao agendamento de serviços.
Nasa + Freelancer.com
Com tantos projetos em sua alçada, a Nasa precisa constantemente renovar seus talentos e trabalhar com novas ideias. Para resolver essa situação, a agência faz uso da Freelancer.com, uma plataforma de freelancer e crowdsourcing. Nela, empresas podem encontrar profissionais talentosos de diferentes partes do mundo. É uma opção mais econômica e rápida para as companhias, que podem pagar pelos serviços prestados em apenas uma ação ou projeto. No caso da Nasa, o órgão abre projetos especiais nos quais qualquer um pode participar, aumentando a qualidade e competitividade das ações executadas. A parceria com o Freelancer foi tão bem-sucedida que a instituição já tem até uma página especial no site da plataforma, com vários desafios abertos para o público.
Walmart + Cuponomia
Para grandes empresas de e-commerce, impulsionar as vendas e manter o consumidor engajado é sempre um desafio, principalmente em época de crise. Promoções, saldões e descontos são algumas das estratégias utilizadas para chamar atenção do público. Pensando nisso, a rede Walmart, através de uma parceria com a Cuponomia, passou a disponibilizar códigos promocionais de até 15% de desconto. Já no primeiro semestre de 2016, o número de vendas da empresa cresceu 21% em comparação com o semestre anterior, quando a loja ainda não oferecia os códigos promocionais para compras online. A startup disponibiliza para os internautas cupons que podem ser utilizados em diversas lojas virtuais e serviços. Além do Walmart, o site conta com cupons para o Extra, O Boticário e GOL. A estratégia vem dando certo: nos últimos dois anos, a busca por cupons de desconto no e-commerce cresceu 130% no país.
McDonald’s + Arquivei
Embora manter a saúde fiscal de uma companhia seja sempre importante, nem sempre essa tarefa é fácil. No caso do McDonald’s, o problema era justamente esse, manter o recebimento e gestão de documentos fiscais eletrônicos organizados. Para lidar com essa situação, a Arcos Dourados, operadora da franquia no Brasil, recorreu à Arquivei, startup que oferece plataforma de gerenciamento de notas fiscais. Hoje, o McDonald’s utiliza a solução em diversos setores, como financeiro, contábil, compras e manutenção.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários