Governo pode acabar com o Nubank, uma das principais startups do Brasil

Por Da Redação
19 de dezembro de 2016 às 11:58 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O capitalismo brasileiro tem um SÉRIO problema de instabilidade de regras. E este problema pode matar uma das principais startups nacionais nos próximos dias: o Nubank, o cartão de crédito sem anuidade e com um aplicativo sensacional.
A Fintech está ameaçada pela mudança de regras no prazo de pagamentos das vendas, que pode ser reduzido de 30 a 2 dias. O Banco Central deverá fazer isso amanhã, dia 20, no esperado anúncio de novas medidas de crédito. Contudo, a medida que é esperada para ajudar o mercado varejista, pode ser caótica para o Nubank.
Atualmente, a empresa demora cerca de 26 dias entre uma compra e o recebimento do dinheiro, com o pagamento da fatura. Esses 26 dias são ótimos, pois ainda tem que pagar o adquirente, que leva uns dois ou três dias para pagar o varejista – totalizando 30 dias.
Se reduzir o prazo de pagamento para 2 dias, adeus Nubank imediatamente – que fica sem como pagar o que precisa pagar. Se o prazo fosse reduzido para 15 dias, uma possibilidade, o Nubank necessitaria de um aporte de R$ 1 bilhão do dia para noite para não quebrar – o que é completamente inviável, diz Cristina Junqueira, fundadora da startup, em entrevista ao Estado de S. Paulo.
São mais de 1 milhão de cartões emitidos atualmente. “Mudar dramaticamente, reduzir o prazo para dois dias, isso seria apocalíptico para a gente”, disse Cristina. Embora dois dias seja um prazo razoável (e certamente é assim fora do Brasil), o governo brasileiro muda regras estabelecidas muitas vezes, o que tem efeitos destruidoras para muitas empresas – inclusive startups.
O Brasil precisa de regras bem estabelecidas e estáveis. O governo não pode ficar mudando o ambiente regulatório conforme desejar: e os catastróficos efeitos deste tipo de instabilidade é motivo de discussão no Conexão Vale do Silício, nosso programa quinzenal sobre inovação e empreendedorismo.
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários