Governo lança aplicativo para ajudar a combater Aedes aegypti

Avatar

Por Paula Zogbi

2 de março de 2016 às 10:46 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Nesta quarta-feira, 2 de março, às 15h, o governo lançará oficialmente o aplicativo 0800 Saúde, aplicativo para iOS e Android que busca ajudar no combate ao Aedes aegypti e às doenças que o mosquito transmite – zika, dengue e chikungunya.

Desenvolvido em uma parceria entra o Ministério das Comunicações, Ministério da Saúde e a Qualcomm, o software leva “ informações de utilidade pública sobre a doença provocada pelo vírus da zika, como suas causas e sua relação com casos de microcefalia em recém-nascidos”, de acordo com o comunicado enviado pelo governo à imprensa. Também haverá informações de como combater o mosquito e geolocalização de serviços como postos de saúde do SUS e Farmácias Populares mais próximas para a retirada de medicamentos gratuitos.

Para tornar a ferramenta mais acessível, as quatro maiores operadoras do país – Vivo, Claro, Oi e Tim – permitem acesso gratuito ao software, sem cobrança de dados móveis.

O governo pretende ajudar a população e diminuir os gastos públicos com as doenças. O zika vírus já foi declarado pela OMS uma ameaça mundial à saúde pública e alguns especialistas pediram o candelamento das Olimpíadas do Rio de Janeiro neste ano, algo que o Ministério do Turismo disse que não vai acontecer.