Governo chinês está atacando uma das principais empresas do país

Por Da Redação
22 de março de 2016 às 10:12 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Alibaba deveria ser um dos orgulhos da China. Empresa gigante. listada na bolsa americana. Seu fundador e dono é um dos principais nomes do mercado de tecnologia. Do mundo inteiro.
Mas, aparentemente, o governo chinês não acha isso. De acordo com o Business Insider, o governo chinês está insatisfeito com a gigante do varejo fundada por Jack Ma. E está pegando pesado para, ao menos, incomodar uma de suas maiores empresas (e um dos homens mais ricos de toda a China).
Não quer dizer que o Alibaba não tenha “provocado”: um jornal que é parcialmente do Alibaba (em conjunto com o governo estadual de uma província) fez um editorial contra Xi Jinping, líder do país – acusando-o de se tornar um autocrata. Muito embora a “provocação” do Alibaba seja algo que, na nossa sociedade, seja algo completamente aceito, lá na China isso caiu como uma afronta.
O editorial, assinado por “membros leais do partido comunista”, caiu como uma bomba. E algumas coisas estranhas começaram a acontecer: primeiro, a CCTV, principal rede de televisão estatal, lançou um documentário onde criticava os padrões de qualidade dos produtos vendidos no Alibaba (com muitos produtos piratas sendo vendidos por lá).
É um problema que sempre foi mencionado sobre o Alibaba (que gasta milhões para tentar impedir a pirataria) na mídia ocidental, mas nunca foi um problema para os chineses. Porém, logo depois da crítica ao presidente do país…
Pouco tempo depois, as autoridades começaram a pressionar o Alibaba em outra frente: seu aplicativo de delivery de comida (o iFood chinês), o Ele.me. Duas agências reguladoras começaram a analisar o aplicativo que, supostamente, permite que “vendedores sem a qualidade devida e necessária”
O que o governo chinês quer? Não se sabe. Pode ser que Jack Ma tenha que se desculpar pessoalmente e “tudo fique bem novamente”. Ou pode ser o começo de uma caça aos oligarcas igual aconteceu na Rússia. Só que no estilo chinês.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários