Golpistas atacam via WhatsApp se passando por McDonald’s; saiba mais

Avatar

Por Júlia Miozzo

14 de outubro de 2015 às 15:28 - Atualizado há 6 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

SÃO PAULO – Um novo golpe aplicativo via WhatsApp têm sido aplicado no Brasil, segundo o Laboratório da ESET. No caso, os golpistas enviam mensagens convidando a pessoa a participar de uma pesquisa do McDonald’s, passando-se pela rede de fast-food.

Eles pedem que o usuário responda a quatro questões e o e-mail da vítima. Além disso, prometem um cupom de desconto de R$ 500 como prêmio se a pessoa compartilhar a mensagem com dez contatos. Porém, no tempo em que o processo ocorre, os golpistas já conseguiram acessar informações da pessoa.

Nesse tipo de golpe, os golpistas utilizam uma ferramenta de geolocalização que permite que encontrem a pessoa através do endereço IP do celular; assim, também conseguem descobrir qual é a loja mais próxima, convencendo o usuário.

Os ataques através do aplicativo são cada vez mais comum, com golpistas se passando por marcas e empresas de grande nome. Para prevenir-se, desconfie.