Gênios em transporte de pessoas, Uber se queima no delivery, diz rival

Comprado pelo iFood, a SpoonRocket nasceu no Vale do Silício alguns anos atrás, assim como a própria Uber e agora declara guerra!

Avatar

Por Da Redação

11 de novembro de 2016 às 12:09 - Atualizado há 3 anos

Não é segredo para ninguém que a Uber está trazendo o UberEATS para o Brasil – já está até cadastrando os parceiros através deste site -, a começar por São Paulo. Só que o problema é que isso é GUERRA para outros aplicativos que já estão em atuação na capital paulista.

Tudo bem, a UberEATS vai concorrer com aplicativos como Pedidos Já e iFood – mas em um modelo diferente, realizando a entrega de maneira integrada. Só que esse mesmo modelo já tem um participante claro: a SpoonRocket, do grupo iFood.

Comprado pelo iFood, a SpoonRocket nasceu no Vale do Silício alguns anos atrás, assim como a própria Uber. Faliu por lá, mas mostrou um potencial que casou perfeitamente com os hábitos do Brasil, onde já opera há três meses com sucesso. Esse tipo de operação dá tranquilidade para a companhia acreditar que é capaz de ganhar a “guerra do delivery”.

A companhia se diz pronta para a guerra contra um adversário que, embora promovido pela maior startup do mundo, não é tudo que dizem – não é nem inovador. “Eles são gênios em transporte de pessoas, mas como já se nota nos países que entraram com entrega de comida, o UberEats está se queimando, pois a operação é muito criticada pelos usuários, além de não ter nada de inovador. Temos anos de experiência no serviço e estamos ansiosos para essa competição”, destaca Roberto Gandolfo, CEO da SpoonRocket.

O delivery não é o core da Uber. Mas é da SpoonRocket. Enquanto os melhores talentos da Uber estão pensando em como revolucionar o transporte de pessoas, as melhores cabeças da SpoonRocket pensam em como revolucionar o transporte de hambúrgueres, pizzas e outros alimentos. Por isso, Gandolfo acredita que tem a vantagem competitiva. “Apesar de acharmos que eles seguiriam com o transporte de carro ou de outras formas inovadoras, irão realizar a entrega da mesma forma em que já atuamos”, acredita Gandolfo.

Mas é claro que a SpoonRocket não pode ficar parada – ou a Uber usará seus recursos para derrota-la. Por isso, declarou uma “guerra”, com intuito a beneficiar o usuário. “Acreditamos em um mercado de livre escolha, onde quem mais ganha é o consumidor”, complementa o CEO, cujo aplicativo vai distribuir vouchers de até R$ 21 para os consumidores até o dia 21, data prevista para o lançamento da UberEATS.

Tudo isso para dar “boas-vindas” ao concorrente. ”Recebemos a chegada do UberEats de forma super positiva, pois já estávamos esperando pela chegada do serviço ao Brasil”, completa Gandolfo. Para usar os vouchers, basta colocar VENHADIA21, mas atenção: o número de vouchers é limitado a cada dia, ou seja, existe grande possibilidade de você não conseguir o desconto, principalmente se pedir muito tarde. São milhares de reais de desconto. Só nesta sexta, foram 1.000 vouchers ativados, com mais alguns milhares para o final de semana.

Tem que destacar também que, por conta do modelo parecido, a Uber está atrás de alguns dos parceiros da própria SpoonRocket – o que, imagina-se, podia ser bem chato para a companhia. “Ter o UberEats em contato com nossos motoboys e parceiros não nos incomoda, pelo contrário, reforça que temos um time operacional qualificado e cobiçado pela concorrência. Sob o ponto de vista dos restaurantes, reforça nosso conhecimento de mercado e de público, ao oferecer um portófolio de restaurantes diferenciado e de interesse dos concorrentes”, completa Gandolfo.

Mas como as companhias podem melhorar a experiência de delivery? “O SpoonRocket faz toda a operação e controle logístico do pedido, desde captação à entrega do prato ao consumidor para restaurantes que ainda não possuíam delivery, com o grande diferencial de entrega mais rápida do que o consumidor está acostumado”, explica.

Isso é bem parecido com o que a Uber deve implementar por aqui, seguindo o que já faz no exterior. “O UberEats já atua em outros países, e por isso, conhecemos bastante o modelo de operação e qual fatia de mercado buscam, que é o mesmo do SpoonRocket que já está em operação no Brasil desde setembro desse ano”, salienta o CEO, destacando que lá fora o serviço da Uber é muito mal avaliado nesta vertical.

Lá fora, há outros players que também fazem este trabalho. “No exterior temos outros grandes players nesse modelo além do UberEATS, como também o Deliveroo, muito forte na Europa”, conta Gandolfo.

De fato, a chegada da Uber neste ramo é positiva para que a sua vida melhore – afinal, a tecnologia é capaz de melhor e muito. Isso já foi discutido algumas vezes no Conexão Vale do Silício, o programa da StartSe para falar de inovações tecnológicas e que ocorre toda as terças-feiras. Clique aqui para conhecer e assistir.

Essa melhoria, você vai sentir em breve com esta competição. “Os usuários ganharão dois serviços semelhantes na logística e inovação, mas assim poderão mensurar qual o melhor app em quesito de preço, entrega, cuidado e relacionamento”, termina um confiante Gandolfo. Que a guerra comece e que VOCÊ, consumidor, seja o verdadeiro vencedor!

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]