Por que você não está ganhando dinheiro com seus vídeos?

Entenda porque seus materiais em vídeo não estão gerando lucro e como reverter essa situação.

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

6 de outubro de 2016 às 15:19 - Atualizado há 3 anos

Muitas pessoas, por hobby ou profissão mesmo, criam conteúdos educacionais em vídeo para a internet e acabam ganhando muita visibilidade, seja pela qualidade desses conteúdos, pela especificidade do que ensinam, ou por uma boa estratégia de marketing mesmo. A maioria  quer ganhar dinheiro com esses materiais, mas acaba perdendo grandes oportunidades quando usam plataformas públicas, simplesmente porque elas não oferecem muitas opções em termos de monetização. É bem simples: vloggers podem ganhar muito mais dinheiro com uma plataforma profissional do que no YouTube ou similares.

E a explicação para isso é muito simples. O que acontece é que os vloggers têm todo o cuidado para criar seu canal de vídeos, gastam tempo e as vezes dinheiro para produzir e promover o conteúdo, mas acabam reféns das limitações que plataformas como o YouTube impõem em termos de personalização, distribuição e, principalmente, monetização.

No YouTube, a única forma de ganhar dinheiro com os vídeos é veiculando anúncios nesses materiais e o retorno que essa prática oferece é absurdamente baixo. A rede paga apenas 1 dólar a cada mil visualizações de um anúncio no vídeo, então você precisa ter uma quantidade enorme de views e vídeos com anúncios para que seu esforço valha a pena.

Utilizando uma plataforma profissional, a história é outra

Em um ambiente profissional, você pode controlar como vai monetizar seus conteúdos e adotar a estratégia que mais combina com o tipo de vídeo que você oferece.

Seja pela venda de cursos, por um canal no estilo netflix cobrando assinatura, pela venda de vídeos ou pela realização de webinars mediante inscrição e pagamento, você pode ganhar muito mais com seus conteúdos e disponibilizá-los de forma muito mais completa a quem realmente quer acessá-los.

Além do mais, mesmo se você quiser investir em anúncios dentro do vídeo, com uma plataforma profissional você encontra formas muito mais rentáveis de fazer isso e também consegue ter muito mais controle de sua estratégia.

Gere insights mais completos para melhorar sua estratégia

Nas plataformas públicas de conteúdo em vídeo, os dados que você obtem sobre seus materiais são extremamente superficiais e não permitem que você, de forma efetiva, trabalhe para melhorar sua estratégia de conteúdo. E isso também impede que você cresça e tenha mais lucros com o que produz.

Em uma plataforma profissional, é possível obter dados muito mais completos sobre seu conteúdo e ver exatamente como você pode melhorar seus materiais para obter resultados melhores.

Informações como taxa de retenção, conversão e perfil completo da audiência são disponibilizados e a partir disso você pode trabalhar com seus vídeos de forma muito mais assertiva.

Torne sua produção de conteúdos mais sustentável

Mesmo que você não queira ganhar muito dinheiro com seus conteúdos ou não planeje fazer disso o negócio principal em sua carreira, é importante pensar em como você pode manter a produção desses conteúdos de forma sustentável, sem que ela gere prejuízos para você.

Afinal, como já colocamos aqui, conteúdos em vídeo demandam tempo para serem gravados, editados, para que se crie uma boa estratégia de divulgação, e as vezes também demandam dinheiro. Equipamentos, manutenção, equipe, cenário, tudo isso tem um custo e não é sustentável que ele saia sempre do seu bolso e não traga nenhum retorno.

Portanto, você precisa sim pensar em meios de ganhar algum dinheiro com seu conteúdo e pode ser que apenas o YouTube ou uma plataforma pública não seja suficiente.


O problema da sua estratégia pode estar na base dos conteúdos, com o local em que eles são hospedados e o serviço de monetização e distribuição que ele utilizam. Portanto, reveja sua estratégia e procure descobrir se sua plataforma de vídeos é realmente a mais adequada e que vai te dar retornos que possibilitem uma produção de conteúdos sustentável. Esse artigo pode te ajudar nesse ponto.

Se a plataforma for realmente o problema, converse com a gente. Teremos o maior prazer em ajudar, entendendo seu projeto, suas necessidades e propondo a melhor solução tecnológica.

monetização em vídeos