Evento da USP e da UFSCar vai criar negócios de verdade sob pressão em 7 dias

Da Redação

Por Da Redação

8 de agosto de 2016 às 12:30 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Grupo Impacta, um grupo de extensão USP/UFSCar, organizará a 3ª edição do evento “7 Days Challenge – Boas ideias” nascem sob pressão – entre os dias 22 e 29 de Agosto, no Campus I da USP de São Carlos, fomentando o interesse de jovens empreendedores universitários por inovação.

Essa é a terceira edição do 7 Days Challenge, que consiste em uma competição para criar negócios sob pressão. Há uma temática para cada edição, mas a deste ano só será divulgada no 1º dia do evento – mas que promete ser “bem atual”. Os grupos de futuros empreendedores terão apenas 7 dias para formularr e estruturar uma proposta de negócio inovadora de acordo com a temática fornecida.

Ao longo de 7 dias, os jovens empreendedores deverão desenhar negócios inovadores com esses temas. “Apesar de serem ideias ainda em estágio inicial, o importante é estimular e analisar como em tão pouco tempo e com um tema surpresa, um grupo formado com vários pontos de vista diferentes é capaz de convergir suas concepções, pesquisar e elencar o melhor de cada ideia inicial, chegando a um primeiro nível de discussão de plano de negócios de uma futura startup. Quem sabe?”, disse o empreendedor Raphael Henrique Augusto, ex-aluno da UFSCar e um dos idealizadores do desafio.

É uma oportunidade de ensino muito interessante para os usuários: totalmente de graça e com uma enorme quantidade de feedback. “É a oportunidade que a pessoa com vontade de empreender terá de experimentar como é montar um modelo de negócio de uma startup de verdade e receber o feedback de profissionais com experiência na área. Tudo isso ainda dentro do meio universitário e sem custo nenhum. Uma experiência dessa pode ser o diferencial até para quem não seguir o rumo de empreender no futuro, aprendendo a fazer uma boa apresentação, a pensar estrategicamente e a trabalhar em grupo, que são características desejadas em qualquer tipo de profissional”, disse a coordenadora geral do Grupo Impacta, Juliana Siqueira, aluna do último ano da Engenharia de Produção da UFSCar.

O objetivo do evento é fomentar empreendedorismo no ambiente universitário, propiciando as ferramentas para que as ideias saiam do papel. A organização e banca avaliadora proporcionarão, ao longo da semana, treinamentos, materiais de apoio e textos conceituais que ajudarão os grupos na concepção das suas ideias, como Design Thinking e Business Model Canvas que serão alguns dos temas abordados nas atividades propostas pela organização, além de um minicurso sobre Pitch para ajudar os empreendedores a encontrar a melhor maneira de apresentar suas ideias.

No sétimo e último dia de desafio as equipes terão que apresentar suas propostas de negócio para uma banca avaliadora composta por empreendedores e possíveis investidores de ideias. Os quesitos avaliados serão: Solução, Modelo de Negócios e Empreendedorismo e Impacto. Seguindo a estrutura de avaliação do programa StartUp Brasil, com adaptação para atender o modelo do desafio.

“Foram 7 dias em que nossa equipe trabalhou estudando o mercado e afinando nossa proposta a ser apresentada. Mesmo assim, a sensação é de que 50% da ideia se desenvolve ao longo dos 7 dias e os outros 50% vai se moldando no dia da apresentação durante a avaliação da banca”, disse Pedro Arruda, aluno de engenharia de produção da UFSCar e membro da equipe vencedora da 1ª edição.

A equipe vencedora do desafio ganhará um Programa de Pré-Aceleração da Baita Aceleradora com duração de oito semanas; livros, um mês de espaço na Bridge Coworking, que também fornecerá mentorias de Negócios, Marketing, Investimento e Growth Hacking fornecidos pela Bridge Coworking. Além disso, os vencedores terão exposição garantida no nosso portal.

Na 1ª edição, de 2014, o tema proposto foi “Educação na Era Digital”. A equipe vencedora criou uma plataforma de ensino chamada Whatever, que tinha por objetivo a construção conjunta de conteúdos extraclasse sobre as disciplinas, com possibilidade de contratação de professores e aulas online para aprofundamento ou dúvidas específicas.

Já a 2ª edição teve o tema proposto foi “3ª idade e um mercado digital cada vez mais em crescimento”. Nesta edição a equipe vencedora criou a plataforma Rebobina, um aplicativo para smartphones e TVs que reunia os melhores conteúdos das mídias antigas como TV e rádio, focado no entretenimento e saudosismo desse segmento.

Essa edição do 7 Days Challenge conta com o apoio das empresas Bridge, Baita, Ideation, StartSe e CCAA, e ocorrerá entre os dias 22 e 29 de agosto no campus I da USP em São Carlos. As inscrições começam no dia 04/08/2016 através deste site. Para participar do desafio é necessário que pelo menos dois integrantes do grupo sejam estudantes universitários e que as equipes tenham entre duas e quatro pessoas.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!