Evento da USP e da UFSCar vai criar negócios de verdade sob pressão em 7 dias

Por Da Redação
8 de agosto de 2016 às 12:30 - Atualizado há 4 anos
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Grupo Impacta, um grupo de extensão USP/UFSCar, organizará a 3ª edição do evento “7 Days Challenge – Boas ideias” nascem sob pressão – entre os dias 22 e 29 de Agosto, no Campus I da USP de São Carlos, fomentando o interesse de jovens empreendedores universitários por inovação.
Essa é a terceira edição do 7 Days Challenge, que consiste em uma competição para criar negócios sob pressão. Há uma temática para cada edição, mas a deste ano só será divulgada no 1º dia do evento – mas que promete ser “bem atual”. Os grupos de futuros empreendedores terão apenas 7 dias para formularr e estruturar uma proposta de negócio inovadora de acordo com a temática fornecida.
Ao longo de 7 dias, os jovens empreendedores deverão desenhar negócios inovadores com esses temas. “Apesar de serem ideias ainda em estágio inicial, o importante é estimular e analisar como em tão pouco tempo e com um tema surpresa, um grupo formado com vários pontos de vista diferentes é capaz de convergir suas concepções, pesquisar e elencar o melhor de cada ideia inicial, chegando a um primeiro nível de discussão de plano de negócios de uma futura startup. Quem sabe?”, disse o empreendedor Raphael Henrique Augusto, ex-aluno da UFSCar e um dos idealizadores do desafio.
É uma oportunidade de ensino muito interessante para os usuários: totalmente de graça e com uma enorme quantidade de feedback. “É a oportunidade que a pessoa com vontade de empreender terá de experimentar como é montar um modelo de negócio de uma startup de verdade e receber o feedback de profissionais com experiência na área. Tudo isso ainda dentro do meio universitário e sem custo nenhum. Uma experiência dessa pode ser o diferencial até para quem não seguir o rumo de empreender no futuro, aprendendo a fazer uma boa apresentação, a pensar estrategicamente e a trabalhar em grupo, que são características desejadas em qualquer tipo de profissional”, disse a coordenadora geral do Grupo Impacta, Juliana Siqueira, aluna do último ano da Engenharia de Produção da UFSCar.
O objetivo do evento é fomentar empreendedorismo no ambiente universitário, propiciando as ferramentas para que as ideias saiam do papel. A organização e banca avaliadora proporcionarão, ao longo da semana, treinamentos, materiais de apoio e textos conceituais que ajudarão os grupos na concepção das suas ideias, como Design Thinking e Business Model Canvas que serão alguns dos temas abordados nas atividades propostas pela organização, além de um minicurso sobre Pitch para ajudar os empreendedores a encontrar a melhor maneira de apresentar suas ideias.
No sétimo e último dia de desafio as equipes terão que apresentar suas propostas de negócio para uma banca avaliadora composta por empreendedores e possíveis investidores de ideias. Os quesitos avaliados serão: Solução, Modelo de Negócios e Empreendedorismo e Impacto. Seguindo a estrutura de avaliação do programa StartUp Brasil, com adaptação para atender o modelo do desafio.
“Foram 7 dias em que nossa equipe trabalhou estudando o mercado e afinando nossa proposta a ser apresentada. Mesmo assim, a sensação é de que 50% da ideia se desenvolve ao longo dos 7 dias e os outros 50% vai se moldando no dia da apresentação durante a avaliação da banca”, disse Pedro Arruda, aluno de engenharia de produção da UFSCar e membro da equipe vencedora da 1ª edição.
A equipe vencedora do desafio ganhará um Programa de Pré-Aceleração da Baita Aceleradora com duração de oito semanas; livros, um mês de espaço na Bridge Coworking, que também fornecerá mentorias de Negócios, Marketing, Investimento e Growth Hacking fornecidos pela Bridge Coworking. Além disso, os vencedores terão exposição garantida no nosso portal.
Na 1ª edição, de 2014, o tema proposto foi “Educação na Era Digital”. A equipe vencedora criou uma plataforma de ensino chamada Whatever, que tinha por objetivo a construção conjunta de conteúdos extraclasse sobre as disciplinas, com possibilidade de contratação de professores e aulas online para aprofundamento ou dúvidas específicas.
Já a 2ª edição teve o tema proposto foi “3ª idade e um mercado digital cada vez mais em crescimento”. Nesta edição a equipe vencedora criou a plataforma Rebobina, um aplicativo para smartphones e TVs que reunia os melhores conteúdos das mídias antigas como TV e rádio, focado no entretenimento e saudosismo desse segmento.
Essa edição do 7 Days Challenge conta com o apoio das empresas Bridge, Baita, Ideation, StartSe e CCAA, e ocorrerá entre os dias 22 e 29 de agosto no campus I da USP em São Carlos. As inscrições começam no dia 04/08/2016 através deste site. Para participar do desafio é necessário que pelo menos dois integrantes do grupo sejam estudantes universitários e que as equipes tenham entre duas e quatro pessoas.
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários