Entrevista: CEO da startup que integra serviços financeiros com o Facebook
Por Mariana Rodrigues
29 de agosto de 2017 às 13:13 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Fundada em Caracas, na Venezuela, e atualmente com matriz em Miami, a NovoPayment quer trazer soluções de pagamentos para-bancarizados e não-bancarizados na América Latina. A fintech tem atuação em vários países na região, inclusive no Brasil. Um de seus produtos, por exemplo, é a integração de serviços financeiros para o messenger do Facebook.
Acompanhe abaixo a entrevista da Let’s Talk Payments com a CEO da companhia, Anabel Perez.
Como você entrou neste negócio?
Anabel Perez: Começamos em 2004, criando tecnologias para apoiar os gerentes de companhias na América Latina, principalmente em torno de gerenciamento de caixa, pagamentos em massa, entre outras questões que enfrentam a penetração limitada de pagamentos eletrônicos. Tivemos que superar muitas lacunas na cadeia de valor dos serviços financeiros com nossos próprios investimentos em desenvolvimento e infra-estrutura de rede, integrações globais e locais etc.
Quais foram as suas maiores lições ao longo do caminho?
AP: nossos anos de experiência trabalhando nas Américas nos ensinaram a importância de ter uma abordagem holística para resolver os problemas do cliente. Também a ser suficientemente ágil no nosso modelo de negócios e entrega para abordar pontos de dor mais estreitos em diferentes mercados.
Para você, quais são os principais desafios para um FinTech na América Latina?
AP: Os principais desafios são os três seguintes:
- Mercados fragmentados: diferentes moedas, regulamentos, redes e cultura empresarial.
- Uma infra-estrutura de pagamentos e serviços financeiros subdesenvolvidos e um pouco fechada. Quando você encontra um problema importante para resolver, você costuma encontrar a falta de operabilidade entre os sistemas.
- Pressão para inovar: Bancos e instituições financeiras em geral enfrentam o aumento da ameaça de vários disruptores digitais e uma melhor experiência do cliente. Mas, a “abertura e interconexão” necessária para abordar esses fatores pode criar um grau de incerteza, que pode demorar a ser desmistificado e superado.
O termo Fintech pode ter muitas definições, como você define a NovoPayment?
AP: Estamos focados em problemas financeiros e relacionados a transações, particularmente os relacionados à contabilidade.
Ao contrário dos processadores de pagamentos tradicionais e da tecnologia bancária, nossa tecnologia é apoiada por uma arquitetura aberta personalizável e orientada por regras de negócios certificadas por banco e interligada com redes de pagamento e redes móveis. Isso visa ajudar nossos clientes a desenvolver, implantar e gerenciar aplicativos especializados sem as demandas de projetar, construir ou manter toda uma infra-estrutura (hardware, software, rede, segurança e mão de obra).
Saiba como fazer parte desse ecossistema
Para fazer parte do ecossistema global de fintechs, você pode cadastrar sua startup na MEDICI e na StartSe Base.
A MEDICI é uma base de dados que conta hoje com 7.000 empresas de todo o mundo. Ela pertence à Let’s Talk Payments (LTP), empresa global de conteúdo e pesquisas sobre fintechs.
A StartSe Base é a maior base de dados de startups do Brasil, com mais de 5.000 empresas cadastradas.
Sobre a Let’s Talk Payments (LTP)
A LTP é a principal plataforma de conteúdo e pesquisas sobre fintechs no mundo. Mais de 400 instituições financeiras e 90 programas de inovação recorrem à LTP para obter informações sobre as empresas que estão disruptindo o setor financeiro.
Mariana Rodrigues é colaboradora regular da LTP, focada no mercado de fintechs do Brasil. Ela é COO da SGC Conteúdo. Para acompanhar o conteúdo produzido pela LTP no Brasil e no mundo, cadastre-se na newsletter.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários