Empresa canadense ganha dinheiro vendendo ar puro para a China

Cada lata de ar é suficiente para 150 inalações e custa quase 50 vezes mais do que uma garrafa de água mineral

Avatar

Por Júnior Borneli

21 de dezembro de 2015 às 11:06 - Atualizado há 4 anos

Estar na China, por esses dias, é uma má ideia. O “alerta vermelho” para níveis críticos de poluição no ar foi acionado no início do mês, indicando que o ar nunca esteve tão ruim. A última vez que isso havia acontecido foi em 2013.

Como só uma minoria dos chineses podem fugir dos grandes centros, algumas pessoas estão tomando medidas desesperadas para tentar respirar melhor e isso foi a deixa para que Troy Paquette e Moises Lan criassem um negócio para lá de excêntrico: um e-commerce de ar enlatado.

Baseada em Edmonton, no Canadá, a empresa Vitality Air está enlatando o mais puro ar encontrado nas montanhas rochosas em Banff. O processo para enlatar o ar é guardado a sete chaves, mas Paquette disse que “as latas são preenchidas a partir de compressão líquida, em qualquer contaminação”.

Cada lata da Vitality Air oferece até 150 inalações de ar puro. O preço é bastante salgado, US$ 14 dólares, cerca de 50 vezes mais caro do que uma garrafa de água mineral na vendida na China.

Segundo o site Telegraph, a maioria dos clientes são mulheres ricas que compram latas para suas famílias ou para dar de presente. E também boates de luxo, que compram e revendem para seus clientes.

A primeira remessa de 500 garrafas foi vendida em menos de uma semana e um novo lote de 4 mil está a caminho.