3 dicas para se dar bem no empreendedorismo digital

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

23 de fevereiro de 2017 às 11:25 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Investir em um negócio online hoje é uma das opções mais buscadas por quem quer empreender, e isso tem vários motivos. O primeiro e principal deles é o aumento da demanda por produtos e serviços digitais diferenciados, uma vez que eles oferecem mais comodidade e praticidade para atender necessidades diversas.

O segundo, é a facilidade que esses negócios oferecem em sua concepção de forma geral, se comparados com empreendimentos tradicionais. Criar um negócio digital hoje é relativamente mais simples do que criar um negócio físico. Isso porque já existem diversas ferramentas que permitem que uma pessoa tenha sua própria organização sem precisar de grandes investimentos e também que auxiliam em sua divulgação, crescimento e expansão.

E a expansão é outro ponto decisivo para o crescimento e popularização dos negócios online. Isso porque na internet é muito mais simples atingir diferentes pessoas no mundo inteiro e, então, também é muito mais fácil fazer com que um empreendimento cresça e seja um sucesso.

Levando em conta esse cenário, cada vez mais gente tem se aventurado no empreendedorismo digital, separamos três dicas valiosas que podem ajudar quem está começando agora e quer fazer sucesso com seu negócio na internet. Fique ligado:

1. Trabalhe de forma planejada

Por mais que, teoricamente, qualquer um possa montar um negócio digital e eles pareçam mais simples de montar e de gerir, como qualquer outro tipo de empreendimento, ele precisa ser bem planejado e funcionar de forma estratégica e calculada. Portanto, antes de sair colocando sua ideia na internet e investir dinheiro em sua consolidação e divulgação, faça pesquisas, estude o mercado, faça um plano de negócios e marketing, pense em como você vai monetizar a empresa e muito mais. Isso vai ajudar a evitar imprevistos, te fazer trabalhar de forma mais orientada e a transformar seu negócio em um sucesso.

2. Tenha disciplina

Não adianta você apenas ter uma boa ideia e esperar que ela, espontaneamente, se torne um sucesso. Você precisa trabalhar bastante, investir em divulgação, em relacionamento com os clientes e melhorar sempre seu produto ou serviço. Disciplina é fundamental! Você precisa estabelecer uma rotina de trabalho coerente com seu negócio, estabelecer metas e objetivos para ele e correr atrás para que as coisas aconteçam. Você é seu próprio chefe precisa agir como tal. Muitos negócios digitais funcionam em uma estrutura de home office, mas não é porque está trabalhando em casa que deve apenas relaxar. Você precisa fazer as coisas acontecerem!

3. Tenha grandes referências em empreendedorismo

Por fim, um ponto muito importante é ter boas referências de outros negócios e pessoas para se inspirar. Fique atento ao que tem feito sucesso no mundo do empreendedorismo e ao modo como grandes negócios funcionam, inovam e são divulgados. Aprenda com suas histórias e agregue isso ao seu próprio negócio. Ler bons livros como o novo “Pense simples” do CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, também ajuda muito e vai ser essencial para que você pise em um terreno mais seguro quando se trata de empreendedorismo.


Não é porque seu negócio é online que você deve ser descuidado e abrir mão de pontos importantes como planejamento, relacionamento com os clientes, evolução do produto e divulgação. Aproveite todas as oportunidades que o ambiente virtual oferece e crie um negócio bem sucedido e estruturado.

Alguns materiais podem te ajudar nesse ponto, como esse artigo aqui – que traz tudo sobre empreendedorismo digital – e o material abaixo, que aborda temas importantes do empreendedorismo com startups e que você vai precisar entender se quer ter um negócio digital de sucesso.

Não deixe de conferir 🙂