Empreendedorismo não é para todo mundo!

Hoje ser empreendedor está na moda! Mas vale lembrar que se sobressair em qualquer moda é para poucos.

Avatar

Por Felipe Wasserman

3 de fevereiro de 2016 às 09:16 - Atualizado há 4 anos

Hoje ser empreendedor está na moda! Mas vale lembrar que se sobressair em qualquer moda é para poucos. Quantas pessoas entraram em um projeto porque todo mundo estava fazendo e desistiram logo depois? Por exemplo, as Paleterias Mexicanas e Yogurterias, que abriram em cada esquina e hoje quase não se fala mais do assunto e poucos sobreviveram!

Ser empreendedor não é fácil e é realmente para poucos. Por isso, coloco abaixo alguns questionamentos que você precisa fazer, a fim de decidir se empreendedorismo é realmente a melhor opção para você!

Estou em dúvida entre empreender e estudar para concurso!

Esta é fácil! Faça um bem para você mesmo e não empreenda, irá perder muito dinheiro! Na maioria dos casos, ficar em casa no sofá vai ser até mais lucrativo!

Eu odeio meu chefe e acho que vou fazer melhor sozinho!

Lembre sempre: o chefe é uma pessoa que você pode odiar, porém ele paga o seu salário no final do mês! Quando você virar empreendedor e não conseguir se pagar, verá que seu chefe não era tão mal. Fora isso, empreendedor tem que ser humilde, e o começo é realmente muito complicado e muitas vezes, vai sentir saudades do trabalho formal. Mas esta sensação pode sim ser um motivo para obter êxito empreendendo, pois ocorre com a maioria dos empreendedores de sucesso.

Vou ser empreendedor para conseguir fazer o meu próprio horário!

Neste caso, desista agora! Empreendedor não tem dia, noite, nem final de semana! Ele praticamente vive pela empresa. No trabalho, você termina o expediente e pode até desligar um pouco. Empreendedor de verdade não desliga nunca!

Eu não paro de ver cases de sucessos em empreendedorismo e quero fazer parte desta onda!

7 em cada 10 empresas vão a falência nos primeiros 2 anos, e praticamente todas nos primeiros 5 anos. Os sucessos são exceção da exceção. A mídia não faz entrevista com os fracassados, e sim com os que se sobressaíram!

Perdi meu emprego e estou desesperado. Vou empreender!

Pense muito antes de tomar esta decisão, caso o seu objetivo seja conseguir um novo trabalho e empreender seja o plano B. Reflita bem a idéia e converse com várias pessoas antes de tomar a decisão. Pode realmente ser um prejuízo maior do que ficar em casa! Procure cursos e mentores antes de ir “de cabeça”. Não se abre um negócio com a ideia de que poderá arranjar um emprego no meio do caminho e desistir de tudo!

Estas são algumas das principais perguntas que eu recebo de pessoas que querem se tornar empreendedor. Importante ressaltar que eu amo empreender, mas realmente vejo varias pessoas sofrendo por tentar seguir algo que está na moda mas não é para todos!

Em um próximo texto, irei escrever os motivos para virar empreendedor!

Para quem procura um coach ou uma consultoria de empreendedorismo, mande um email para Felipebw@gmail.com.