Empreendedor traz alguns segredos para alavancar a sua franquia

Avatar

Por Marcos Viesti

1 de novembro de 2016 às 21:47 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

*Por Flávio Gomes

Apostar em abrir um negócio próprio, virar seu próprio patrão e ser independente é o que faz com que muitas pessoas saiam da inércia e empreendam. Para quem deseja empreender com sucesso e com grande possibilidade de expandir seus negócios, escolher uma franquia é a opção mais segura e atrativa para quem quer começar. Segundo a ABF(Associação Brasileira de Franchising) em 2015 o setor cresceu 8,3% em relação a  2014, atingindo um faturamento de  R$ 139,59 bilhões no país.

Flávio Gomes, CEO da Snack Churros, franquia especializada na produção e venda de churros, apostou realmente em uma receita que deu certo e em menos seis meses de atividade já conta com fábrica própria e loja aberta com uma das franquias mais baratas do Brasil.

Para quem escolhe iniciar seu negócio com essa modalidade, Gomes aponta 5 dicas que são vitais para o sucesso e longevidade da franquia.

Investigue seus interesses

No ramo de franquias há uma grande variedade de nichos: alimentação, lavanderias, pets, pequenos consertos, limpeza, vestuário, diversão, artigos para festas, beleza, etc. É preciso conhecer e investir em algo que o futuro franqueado acredite e que se disponha a trabalhar um pouco mais nos primeiros anos. Nesse mercado é importante estar bem informado sobre seus concorrentes e parceiros para que sua franquia seja sempre competitiva.

Entenda o seu público

Para que a franquia possa ser sustentável e rentável é muito importante que o franqueado conheça seu público e suas preferências. Em cada área há sempre novidades que podem brilhar os olhos do cliente e o franqueado precisa estar atento ao surgimento das novidades. Por exemplo, para quem tem uma franquia de alimentação, é importante conhecer quais são as tendências de sabores, embalagens e customização dos produtos. Mas é sempre bom apostar no produto mais tradicional da franquia, aquele  que nunca sai do gosto do cliente.

Conhecer a linguagem do público é uma ferramenta importante, pois a comunicação eficiente impacta um maior número de clientes, fixa a marca e traz uma identidade ao produto ou serviço.

Procure uma franquia idônea

Procure conhecer o histórico da franquia, quem já está trabalhando no segmento e qual o suporte que o franqueador fornece, como por exemplo, insumos, treinamento, orientação para a documentação necessária ao franqueado, suporte técnico e de manutenção e demais recursos para a realização da atividade.

O investimento em franquias pode ser a partir de R$ 49.500,00, como por exemplo, uma franquia da Snack Churros. Então é aconselhável que o franqueado conheça tudo o que ele precisa investir, como a taxa de franquia, royalties, prazo de retorno, capital de giro, etc..

Escolha um local adequado

O local pode determinar o sucesso ou o fracasso da franquia. Locais com um grande fluxo de pessoas como shoppings costumam ser os pontos mais desejados, mas não é garantia de sucesso. Para o futuro franqueado é importante ter um estudo de viabilidade do local de implantação, sazonalidade, entender o mercado local e qual o tamanho de abrangência de sua franquia em relação à concorrência.

Invista em atendimento

Para o público o primeiro contato com a franquia é decisivo para seu retorno. Itens como identidade visual, limpeza, disposição de produtos e informação são fatores que contribuem para que seu produto ou serviço seja lembrado e consumido.  Mas o atendimento eficiente continua sendo a base para o sucesso de toda franquia. Invista em conhecimento, novas práticas, atendimento pré e pós venda, comunicação e  apresentação. Afinal, primeiro nossos olhos são atraídos, depois vem a decisão da compra.