Educação financeira começa na infância para ter o efeito esperado em adultos
Por Intuit
6 de outubro de 2016 às 10:46 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Você já parou para se perguntar se, quando era criança, sabia o que significava educação financeira? Provavelmente não, pois a maioria das pessoas só se dá conta da importância dessa conceito quando precisa gerir uma empresa própria no dia a dia, ou seja, quando é empreendedor.
Pois bem, nesse post a Intuit te ajuda a entender a relevância de se ensinar, aos pequenos, esse cuidado com a administração do dinheiro, a partir de estudo do Banco Mundial, realizado em parceria com a Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) e citado em reportagem da Folha de S. Paulo.
O estudo foi feito com cerca de 9 mil alunos do ensino fundamental (quinto, sétimo e nono anos) durante o ano de 2015. Na pesquisas, os alunos concordavam ou não com diversas afirmações sobre educação financeira, como “Não vejo problema em dever dinheiro”, ou “Compro o que eu quero, depois vejo como pagar”.
A diferença entre os alunos que tiveram aulas de educação financeira e os que não tiveram foi mais acentuada entre os estudantes dos quinto e sétimo anos. Já entre os alunos do nono ano a diferença não foi tão acentuada.
Segundo Caio Piza, economista do Banco Mundial e um dos responsáveis pelo projeto, os alunos do nono ano, por serem mais velhos, estão mais expostos a propaganda e atitudes que minimizam os males do endividamento e estimulam compras a prazo e cartão de crédito.
O papel da mesada
Um componente fundamental na educação financeira de crianças é a mesada, recomendada por muitos consultores financeiros. Em seu blog, o economista e consultor financeiro Samy Dana explica que mesada é um instrumento importante para que a criança comece a ter noção de controle, para entender os gastos essenciais e aqueles são supérfluos e se programar para adquirir as coisas que deseja, como um brinquedo caro. Neste sentido, o dinheiro mensal pode ser benéfico para a educação financeira da criança.
Este conteúdo foi publicado originalmente no Blog do QuickBooks ZeroPaper

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários