“É melhor ser cabeça de formiga do que rabo de elefante”
Por Júnior Borneli
27 de agosto de 2019 às 11:03 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Ouvi essa frase do Pedro Janot, grande executivo que ajudou a fundar a Azul Linhas Aéreas e trouxe a Zara para o Brasil: “é melhor ser cabeça de formiga do que rabo de elefante”.
Durante um tempo refleti sobre ela e entendi sua mensagem. Muitas pessoas brilhantes estão, neste momento, em empregos que limitam sua capacidade. E isso é terrível para suas carreiras.
Grandes organizações estão amarradas nas suas próprias burocracias, o que dificulta o processo criativo e de inovação. E, por consequência, limita seus funcionários.
Até pouco tempo, benefícios como celular corporativo, carro da empresa, sala com secretária e um décimo quarto salário eram suficientes para manter bons executivos. Não havia alternativas melhores no mercado.
Mas isso mudou. A nova geração de profissionais busca muito mais do que isso. São pessoas que nasceram com DNA digital e estão em busca de algo que faça sentido para suas vidas, um propósito que os motive a ir para o trabalho todos os dias. E que, principalmente, não os limite.
Não é à toa que, para milhares de jovens brasileiros, o emprego dos sonhos está em startups como Nubank, 99, SambaTech… empresas que nasceram nesse novo mundo e entenderam exatamente como oferecer um ambiente de trabalho que se conecte com esses profissionais. Elas são desprovidas de processos engessados e burocracias sem fim. São simples.
Os profissionais, nessas empresas, são incentivados a inovar, são livres para se vestir, têm horários flexíveis, trabalham em escritórios descolados, têm suas particularidades respeitadas e são ouvidos.
A gestão de pessoas, nessas empresas, é muito mais por contexto do que por controle. As pessoas são contratadas pelas suas habilidades e são deixadas em paz para executarem seu trabalho.
É um mundo completamente novo, onde as empresas têm propósito claro, são verdadeiramente meritocráticas e estão em constante evolução.
A StartSe reuniu, num curso chamado Reinvente sua Carreira, as principais habilidades que um profissional precisa para ocupar uma vaga de trabalho nas empresas mais inovadoras e desejadas do mundo.
Se hoje você se sente limitado pelo seu emprego, acesse o link oficial desse curso. Ele pode ajudá-lo a se reinventar.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários