“É melhor ser cabeça de formiga do que rabo de elefante”

Avatar

Por Júnior Borneli

27 de agosto de 2019 às 11:03 - Atualizado há 1 ano

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Ouvi essa frase do Pedro Janot, grande executivo que ajudou a fundar a Azul Linhas Aéreas e trouxe a Zara para o Brasil: “é melhor ser cabeça de formiga do que rabo de elefante”.

Durante um tempo refleti sobre ela e entendi sua mensagem. Muitas pessoas brilhantes estão, neste momento, em empregos que limitam sua capacidade. E isso é terrível para suas carreiras.

Grandes organizações estão amarradas nas suas próprias burocracias, o que dificulta o processo criativo e de inovação. E, por consequência, limita seus funcionários.

Até pouco tempo, benefícios como celular corporativo, carro da empresa, sala com secretária e um décimo quarto salário eram suficientes para manter bons executivos. Não havia alternativas melhores no mercado.

Mas isso mudou. A nova geração de profissionais busca muito mais do que isso. São pessoas que nasceram com DNA digital e estão em busca de algo que faça sentido para suas vidas, um propósito que os motive a ir para o trabalho todos os dias. E que, principalmente, não os limite.

Não é à toa que, para milhares de jovens brasileiros, o emprego dos sonhos está em startups como Nubank, 99, SambaTech… empresas que nasceram nesse novo mundo e entenderam exatamente como oferecer um ambiente de trabalho que se conecte com esses profissionais. Elas são desprovidas de processos engessados e burocracias sem fim. São simples.

Os profissionais, nessas empresas, são incentivados a inovar, são livres para se vestir, têm horários flexíveis, trabalham em escritórios descolados, têm suas particularidades respeitadas e são ouvidos.

A gestão de pessoas, nessas empresas, é muito mais por contexto do que por controle. As pessoas são contratadas pelas suas habilidades e são deixadas em paz para executarem seu trabalho.

É um mundo completamente novo, onde as empresas têm propósito claro, são verdadeiramente meritocráticas e estão em constante evolução.

A StartSe reuniu, num curso chamado Reinvente sua Carreira, as principais habilidades que um profissional precisa para ocupar uma vaga de trabalho nas empresas mais inovadoras e desejadas do mundo.

Se hoje você se sente limitado pelo seu emprego, acesse o link oficial desse curso. Ele pode ajudá-lo a se reinventar.