Dicas práticas de como fazer uma parceria estratégica

Avatar

Por Talita Lombardi

17 de fevereiro de 2017 às 17:30 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Oi gente!

Muito se fala em empresas se ajudando para crescerem… a famosa Parceria Estratégica. Mas o que muita gente acaba esquecendo é que uma parceria como essa é feita à base da troca de alguma coisa ou mesmo, de cada lado trabalhar um pouco para o outro. Então a primeira lição aqui é: quer uma parceria? Saiba o que pode oferecer em troca, pois o que pedir, todo mundo sabe.

Entendido isso, comece a observar o que você ou sua empresa tem de vantagem para oferecer. Outra coisa importante é buscar parceiros que sejam do seu porte ou um pouco maior. Imagina você muito pequeno e quer fazer uma troca com a CocaCola, possivelmente, você não conseguirá passar do estagiário ou do pessoal de atendimento.

Outro ponto importante de falar é, se você não tem o que oferecer você pode: pedir um favor ou comprar um anúncio… então não comece sua prospecção se não tem nada a oferecer… busque pessoas para te ajudar ou mesmo, uma empresa que possa lhe vender algum serviço que irá beneficiar seu negócio. Eu digo isso pois recebo diariamente e-mails, mensagens no Facebook, Linkedin e Instagram (sim, todas as redes possíveis), de pessoas me procurando para fazer alguma parceria e até hoje (depois de 4 anos como blogueira), nunca recebi trocas justas pelo o que as pessoas pedem. Entendem? Tem um alvo para conseguir, identifique o que ele precisa! Não é só sair atirando para todos os lados, mas sim, sendo estratégico em cada passo.

O processo de conquistar um parceiro é bem parecido com o de vendas b2b… só que a diferença é que não envolverá diretamente dinheiro, então nesse vídeo: Como Prospectar Clientes B2B, eu dou uma dicas bem práticas disso.

Depois de conseguir a primeira parceria, aprenda muito com ela antes de buscar novos parceiros! Segue o vídeo do tema, com mais detalhes (não esquece de se inscrever no canal):

 

Bons Negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

Youtube de Negócios

StartupsStars

E-mail: talita@startupsstars.com