Dicas para perceber que seu app falhou e precisa de redesign

Lançou um app, ele falhou e você não sabe o motivo? Podem ser várias causas. Listamos algumas delas pra te ajudar a entender

Avatar

Por Cedro Technologies

21 de novembro de 2016 às 11:14 - Atualizado há 3 anos

perceber que um app falhou

Negócios digitais, apesar de não ser uma regra, tendem a prosperar com maior frequência se baseados no conceito de Mobile First, que nada mais é que desenhar a solução primeiro para mobile, depois para desktop.

Luke Wroblewski, que criou o conceito, argumenta que é muito fácil poluir um site com excesso de informações, justamente pela facilidade para adicionar conteúdos na versão web. O que não acontece com o mobile, onde não há espaço para conteúdo sem relevância.

Se você já tem um aplicativo, provavelmente nada disso é novidade. Mas só isso não determina o sucesso do seu app. Acompanhe algumas possíveis causas para o seu app ter falhado.

Ideia

Vamos começar do essencial: a ideia. Ela resolve um problema real de forma diferente do que já existe no mercado? Se sim, você começou bem.

Persona errada

Como foi validado o usuário do app, suas necessidades, preferências e grau de dificuldade com tecnologia? A criação da persona é uma etapa importante para definir, inclusive, quais funcionalidades seu app deve ter.

Falamos um pouco sobre criação de persona neste vídeo.

Mudanças no mercado

As tecnologias estão sempre em evolução. Se seu app foi lançado há um ano, é válido reavaliar o mercado, seus usuários e estudar as novidades para não ficar para trás.

Experiência de uso

A experiência do usuário (UX) ao utilizar o app é crucial. O objetivo do app é fazer o usuário converter em uma tela o mais rápido e fácil possível, como efetuar um pagamento, por exemplo? Se as métricas estão mostrando que seu usuário não está chegando lá, algumas alterações relacionadas à arquitetura da informação podem ajudar a melhorar a experiência para converter mais. Lembre-se que é importante alterar e acompanhar.

websérie sobre ux

Mudanças no produto

Seu app mudou de foco ao longo do tempo, ganhou funcionalidades ou seu produto tem um novo posicionamento? É o momento de analisar também o que precisa ser alterado para os usuários não ficarem confusos e pararem de utilizar o app.

Leia críticas

Vá direto à fonte. Críticas e feedbacks servem para medir a qualidade do seu produto. Leia críticas, sugestões e comentários nas lojas de apps, redes sociais ou até mesmo por formulários dentro do aplicativo. Note que muitas vezes os comentários se repetem. Analise todos e veja se faz sentido ou não para o seu usuário.

E por fim, não se esqueça de que errar faz parte do processo. Deu errado? Comece de novo.

Tem alguma outra dica sobre o assunto ou dúvidas? Deixe nos comentários e faça parte do bate papo.

Este blog da Cedro Technologies será atualizado periodicamente com conteúdos exclusivos e artigos sobre startups, empreendedorismo, fintechs, tendências digitais e outros assuntos relacionados.