Dica de hoje: 4 filmes indispensáveis para você que deseja empreender
Por Intuit
10 de novembro de 2016 às 11:00 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Quando se trata de conseguir inspiração para resolver problemas na vida real, a arte é uma das primeiras fontes a ser explorada. O estímulo gerado pela imaginação ajuda a enxergar conflitos antigos sob uma nova perspectiva, levando a soluções mais eficientes.
Isso também ocorre com quem quer abrir o próprio negócio, pois o mais importante é ter uma visão única sobre o produto e sua colocação no mercado. E com a ajuda da sétima arte, haverá criatividade de sobra.
Para tanto, a Intuit sugere quatro filmes essenciais para você, empreendedor, que quer abrir seu próprio negócio. Confira algumas das importantes lições que eles passam:
O homem que mudou o jogo (Moneyball), 2011
Direcionado por Bennett Miller e estrelado por Brad Pitt, o filme é baseado em uma história real. O protagonista, Billy Beane, é gerente do time de beisebol Oakland A’s (Ases de Oakland), um time que contrata principalmente jogadores estudantes, mas que logo os perde para times maiores. Frustrado com a falta de vitórias, ele se une a um colega de trabalho e aplica sua visão mais distanciada do esporte para revolucionar a forma como os times são escalados.
Até o momento, os técnicos escolhiam seus jogadores com base em características de grandes astros ou traços de personalidade, mas estes não passavam muito tempo no time. Billy então começa a considerar as estatísticas de cada jogador, como a frequência de rebatidas bem-sucedidas e como chegam até determinada base.
Ele remove o fator emocional do esporte e passa a tratar tudo com frieza, de certa forma, abrindo o próprio negócio dentro do beisebol. Com isso, ele leva seu time de jogadores de baixo custo a diversas vitórias.
À procura da felicidade (The pursuit of happyness), 2006
Estrelado por Will Smith, junto com seu filho, Jaden Smith, é considerado um dos clássicos modernos do cinema. A história é sobre Chris Gardner, um homem de meia idade passando por uma crise para sustentar sua família. Sua esposa trabalha o dia inteiro, mas as contas estão atrasadas e ele não consegue revender seus Scanners de Medula Óssea. Um dia ele passa em frente a uma corretora de valores e move o mundo para conseguir um estágio.
O filme é acompanhado pela narração do protagonista, mostrando alguns dos insights e sentimentos durante sua jornada. Várias cenas do filme são icônicas e muito tocantes, mostrando como cada pessoa pode e deve encontrar seu caminho no mundo para atingir seus objetivos, não importa o quão impossíveis eles pareçam.
O poderoso chefão (The Godfather), 1972
Mais um clássico do cinema, dirigido por Francis Coppola e estrelado por Marlon Brando. O filme conta a história da família Corleone, famosa máfia italiana, e mostra algumas das dificuldades em abrir o próprio negócio dentro da família.
Evitando entrar em muitos detalhes, esse clássico ensina a importância de saber liderar e separar a confiança familiar dos negócios, pois nem sempre o sangue é o melhor critério de julgamento.
Sociedade dos poetas mortos (Dead Poets Society), 1989
Dessa lista, é o menos voltado para o mundo empresarial, mas ainda com grande valor para quem vai abrir o próprio negócio. Estrelado por Robin Willians e dirigido por Peter Weir, o filme conta a história do professor de poesia John Keating e seus alunos. A maior parte da história se passa na Academia Wealton, uma escola extremamente exigente, tradicional e rígida. A frustração e o tédio dos estudantes ficam claros nos primeiros minutos do filme.
Assim que o professor chega, muito disso muda de figura. Ele ensina sua turma a buscar novas perspectivas, contestar o status quo e encontrar algo mais estimulante na vida. Ele não pede que simplesmente destruam a ordem, mas que a repensem e encontrem novas formas de organizá-la.
Este conteúdo foi publicado originalmente no Blog do QuickBooks ZeroPaper

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários