Conheça o poder dos vídeos personalizados!

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

31 de julho de 2018 às 14:54 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Quer encantar e fidelizar clientes, engajar público, empoderar colaboradores e muito mais? Conheça os vídeos personalizados e suas inúmeras formas de aplicação. Em um mercado que se atualiza tão rápido e, especialmente, tão competitivo, encontrar novas formas de se destacar pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Podemos dizer que estamos na era da personalização. Cada vez mais as pessoas querem ser tratadas de forma diferenciada, exclusiva e fora dos padrões de massa de mercado e grandes empresas já perceberam essa tendência. Se você pensar em empresas que são referência em atendimento ao cliente, essas provavelmente são lembradas por tratarem seus clientes de maneira rápida, eficiente e, claro, única!

Então, os vídeos personalizados surgem nesse contexto de mercado que busca sempre individualizar pessoas, conquistá-las e claro, encantá-las sempre! Nesse artigo, aprenda um pouco sobre vídeos personalizados e como você pode utilizar essa estratégia para melhorar o relacionamento com seus clientes, parceiros e colaboradores.

O que são vídeos personalizados?

A ideia de empresas e lojas mandarem mensagens personalizadas a clientes, especialmente em datas comemorativas, não é nova. A novidade é quando essa mensagem chega até o receptor em forma de vídeo!

Atualmente, os vídeos já estão sendo amplamente utilizados no empreendedorismo digital, como em lojas virtuais, marketing digital e até mesmo comunicação interna. Então, não é mistério que conteúdos em vídeo são muito poderosos para impulsionar negócios, mas, normalmente, os vídeos possuem conteúdo genérico para atingir grandes audiências. A proposta de um vídeo personalizado é exatamente oposta a isso. Um vídeo personalizado tem como propósito ser direcionado a uma só pessoa, levando a ela uma mensagem pessoal e customizada.

A ideia é que espaços em branco sejam preenchidas com nome ou outras informações do receptor, para que o conteúdo seja especial para ele. Por exemplo: você pode programar envio de vídeos de aniversário na data especial e colocar o nome do cliente no conteúdo. É só usar a criatividade! Trabalhando com as informações que você tem das pessoas que quer enviar as mensagens, é possível criar um conteúdo interessante, atrativo e pessoal. Já pensou em mandar algo sobre o time do coração daquele parceiro importante? Pois é, as possibilidades são inúmeras!

Então, agora que você já sabe o que é um vídeo personalizado, dê uma olhada em algumas aplicações desse tipo de conteúdo:

Como utilizar vídeos personalizados

Esse tipo de conteúdo pode ser utilizado de forma efetiva para atrair e fidelizar clientes, otimizar vendas, encantar parceiros e muito mais. Confira algumas formas de utilização de uma mensagem customizada voltada para cada pessoa

Conversão e vendas

Utilizar estratégias de e-mail marketing pode ser muito efetivo para quem faz isso bem, certo? Do ponto de vista da empresa, chegar até possíveis clientes por meio do endereço eletrônico é rápido e fácil, porém, pense pelo ponto de vista do possível cliente (ou lead). Quantos e-mails esse lead recebe por dia, por semana e por mês? O volume de e-mails pode ser tão grande que muitos deles não chegam nem a serem abertos. Os vídeos personalizados vão ajudar com que sua mensagem se destaque no meio das outras e isso pode aumentar a chance de conversão desse lead em cliente.

Outros serviços que requerem renovação mensal, semestral ou anual, por exemplo, também podem ser positivamente impulsionados pelas mensagens personalizadas.

Onboarding

Você também pode utilizar esse tipo de conteúdo para dar as boas vindas a novos colaboradores e até clientes. As primeiras semanas em um novo emprego podem ser bastante confusas e cheias de informação, então, que tal criar um vídeo personalizado não só para desejar boas vindas, mas para passar informações e novas instruções de uma forma divertida, atrativa e de melhor assimilação.

Com certeza isso será muito mais efetivo do que enviar longos textos de e-mail, por exemplo.

Fidelização de clientes

Você não deve parar de encantar um cliente só porque já concretizou a venda, certo? Em um mercado competitivo como o nosso, a fidelização de clientes é importantíssima para a vida de um empreendimento. Uma das utilizações de vídeos personalizados é exatamente nesse aspecto. Criar uma mensagem personalizada para cada cliente faz com que eles se relacionem melhor com a sua marca e a chance de voltarem a comprar com você ou contratar seus serviços fica cada vez maior.

Dica: analise resultados

Independente de qual seu projeto, uma dica importantíssima é sempre trabalhar com análise de dados e de resultados. Números, dados e estatísticas podem parecer complexos e trabalhosos demais, mas são o melhor caminho para encontrar onde seus planos estão dando certo e onde ainda precisam ser trabalhados. Então, independente de qual motivo você utilizar vídeos personalizados, não se esqueça de analisar métricas como taxa de abertura dos emails, por exemplo, para entender qual tipo de vídeo está sendo efetivo e qual não está!

Então, para encantar e fidelizar clientes, aumentar suas oportunidades de venda e destacar-se da concorrência, invista em uma mensagem personalizada que faça com que seu cliente se sinta especial e valorizado!