Conheça a Dotz: a empresa onde o cliente ‘participa’ de todas as reuniões

Ela se tornou uma das empresas mais audazes do Brasil: funcionários podem ficar “milionários” e o cliente tem uma cadeira só dele

Victor Hugo Bin

Por Victor Hugo Bin

24 de outubro de 2018 às 14:21 - Atualizado há 1 ano

A primeira mensagem que você recebe ao entrar em qualquer sala de reunião da Dotz, programa de fidelidade líder do varejo brasileiro, é um mantra que rege todos os funcionários da empresa: você se colocou no lugar do cliente para tomar essa decisão?

A frase – apesar do tom firme – é passada por uma simpática cadeira (que ninguém senta) vestida com uma camiseta na qual a mensagem fica estampada claramente para que todos ali não percam de vista o que é o mais importante para a empresa: seu cliente.


Encontro de gerações e funcionários também são clientes

Além disso, até pouco tempo atrás, 80% dos funcionários da Dotz tinham menos de 35 anos. Para estimular a diversidade, Fabio Sant’Anna, Diretor de Gente & Gestão, criou o Geração Sênior, programa para contratar profissionais da terceira idade. O objetivo era aproximar a juventude da empresa com a maturidade desses profissionais. Hoje, ver cinquentões entre a garotada se tornou comum.

Outra iniciativa foi o Projeto Render Mais.

Como a proposta da Dotz é fazer a vida das pessoas e dos parceiros renderem mais, a vida dos colaboradores precisava disso também. Assim, a empresa estabeleceu um conjunto de práticas que reconhece os indivíduos mais alinhados à cultura. Parte desse reconhecimento, por exemplo, é feito com pontos no programa de fidelidade da Dotz.

Isso incentivou os funcionários a usarem o próprio produto da empresa. Além de viverem a experiência do cliente na prática, eles entendem como o seu trabalho impacta o dia a dia das pessoas. Em 2017, quando o Render Mais foi lançado, só 20% dos empregados usavam o programa da Dotz. Em 2018, a adesão atingiu 95%.

Há ainda o Dotz Next Innovation, uma célula de inovação separada do restante da companhia. É como se fosse uma startup paralela à estrutura tradicional. Seu objetivo é reescrever o negócio, transformar a corporação e construir a Dotz do amanhã. Presente em São Paulo, Recife e Vale do Silício, essa área analisa não apenas o setor de fidelidade, mas todos os setores onde a organização pode atuar. Com total empoderamento, ela testa limites, desafia fronteiras e desenvolve soluções que podem, inclusive, canibalizar o que a empresa faz hoje.

Home Office e a chance de conseguir 1 milhão de Dotz

O trabalho remoto também é incentivado. Um dia por semana, cada colaborador pode executar suas atividades de casa ou qualquer outro lugar. Além disso, funcionários são estimulados a se comportar como empreendedores.

O Programa 1 Milhão de Dotz, por exemplo, os funcionários se organizam em times, montam um projeto e apresentam às lideranças.

Os cinco melhores são escolhidos. Cada um recebe entre R$ 10 mil e 100 mil Dotz – que é o nome dado à moeda virtual da empresa. Esse dinheiro é usado para contratar recursos e desenvolver uma prova de conceito. Ou seja, os grupos estabelecem protótipos e modelos práticos para determinar a viabilidade dos projetos.

No final, o time vencedor recebe 1 milhão de Dotz. É como criar uma startup dentro da nave mãe. Muitas ideias que ali nascem acabam indo ao Dotz Next Innovation para serem evoluídas.

A chance de aprender com a Dotz – na prática!

Quer aprender e entender como Fábio Sant’Anna, diretor de Gente e Gestão da Dotz foi capaz de transformar a cultura organizacional da Dotz em pouco tempo, e trazer inovações e métodos que algumas empresas nunca haviam visto no Brasil?

Fábio e a Dotz estarão ao vivo no evento Audaz: o passo a passo da inovação disruptiva, no dia 6/12 no Centro de Eventos PRO Magno, em São Paulo.

Além dele, estarão presentes audazes do calibre de Pedro Janot, fundador da Azul Linhas Aéreas, Cristiano Oliveira, um dos maiores conhecedores de Inteligência Artificial do mundo, e Pedro Waengertner, fundador da ACE, a melhor aceleradora de startups da América Latina – e esses são apenas alguns dos palestrantes.

Todos estarão no palco para ensinar a você, de forma direta e sem rodeios, ações práticas capazes de inovar negócios inteiros aqui mesmo no Brasil. Não será um exemplo de inovação, serão várias: dos mais diversos segmentos.

Para conferir todos os detalhes do evento, os palestrantes que estarão lá ao vivo e condições especiais para garantir o seu ingresso, clique aqui: https://eventos.startse.com.br/audaz/?ao-vivo