Conheça 3 startups especializadas em desburocratizar processos
Por Lucas Bicudo
8 de novembro de 2016 às 14:24 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Começamos a ver uma tendência de startups que têm ajudado outros negócios a se organizarem melhor e desburocratizar seus processos internos. Isso permite otimizar o tempo dos profissionais, que podem dedicar-se a tarefas com foco maior no qualitativo do que no quantitativo.
Foi divulgado no último mês de outubro o relatório “Doing Business 2017”, documento desenvolvido pelo Banco Mundial que traz um ranking dos países que são mais fáceis de empreender. A burocracia imposta aos empreendedores no Brasil fez com que o país figurasse na 123ª posição, em uma lista de 190 países.
Já um relatório feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no final do ano passado, mostra o quanto essa burocracia abocanha de tempo desses empreendedores. Segundo o estudo, as empresas brasileiras passam cerca de 2,6 mil horas por ano só preenchendo documento relativos a impostos.
Mas como foi falado anteriormente, estamos começando a ver uma tendência de startups que estão obtendo sucesso em simplificar os processos de outras empresas em áreas como gestão, organização, marketing e atendimento, tornando as suas operações mais ágeis e estratégicas.
Confira:
Primeira empresa no país a desenvolver um sistema próprio de Inteligência Artificial para robôs de atendimento, sua plataforma de bots automatiza serviços e tarefas, informa, vende e auxilia, tudo de forma natural, e independente do canal. A capacidade de desburocratizar processos e reduzir de 40% a 90% dos custos com atendimento ao cliente fez com que a Nama entrasse no radar de grandes empresas. Além do Bradesco e da Accenture, que já fecharam contrato com a empresa e estão usufruindo dos robôs inteligentes, a Nama também está desenvolvendo uma plataforma que interage virtualmente com os usuários do Poupatempo, do Governo de São Paulo.
A Arquivei é uma empresa que fornece plataforma de armazenamento, organização e consulta de informações de notas fiscais. Com um cadastro simples, online e mediante o Certificado Digital da empresa, a startup se conecta à Secretaria da Fazenda e Prefeituras, permitindo o monitoramento e download das notas fiscais referentes àquele CNPJ. E é aí que a solução demonstra que não é apenas um arquivo de NFs, com a funcionalidade de analisar cada dado do documento: ela possibilita ao usuário fazer pesquisas com os mais diversos critérios e ajuda diversos setores da companhia, como o de compras, que pode conferir se os produtos entregues estão de acordo com os descritos na nota.
Antes, as empresas tinham que gastar tempo e dinheiro para saber a opinião de seus clientes através de pesquisas cujos resultados demoravam demais. O PiniOn é uma plataforma que combina tecnologia mobile e crowdsourcing, que capta a opinião a respeito de marcas e temas como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo. Por meio do aplicativo mobile, as empresas oferecem missões remuneradas, de acordo com a complexidade de cada atividade. Para o PiniOn, o tamanho da vantagem varia de acordo o número de pessoas que se encaixam dentro do perfil em relação ao universo de entrevistados e o tamanho do questionário. A plataforma já conta com 220 mil usuários cadastrados e mais de 1,2 milhão de respostas aprovadas. Entre os clientes estão marcas como: PepsiCo, Diageo, Unilever, Santander, Rede Globo, Mitsubish, GFK, Ibope, Nestlé, Dentsu Aegis Network, Almap, Y&R, Ambev e CiaTC.
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários