Confira as 20 melhores cidades para empreender em todo o Brasil

Por Da Redação
17 de novembro de 2016 às 11:02 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Empreender no digital – como é o caso de boa parte dos empreendedores que leem o StartSe -, geralmente, pode ser feito de qualquer lugar – mas cidades agrupam talentos e leis que podem ser benéficas ou, no caso do Brasil, prejudiciais aos empreendedores. Portanto, foi natural que São Paulo – a maior cidade do país e a mais forte economicamente – fosse escolhida como a melhor cidade para os empreendedores.
É o que mostra o Índice de Cidades Empreendedoras, que chega à sua terceira edição, trazendo reflexos da crise e apontando um diagnóstico para a melhorar o ambiente empreendedor nas cidades. O ICE é realizado pela ONG Endeavor, e avalia o ambiente empreendedor de 32 cidades brasileiras sob a ótica de 60 indicadores, distribuídos nos 7 pilares que mais impactam a vida do empreendedor: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Muitas cidades usam o estudo para direcionar esforços no campo das políticas públicas, de maneira a melhorar seu ambiente empreendedor. É o caso de Porto Alegre, que está implantando o “Projeto Simplificar”, para reduzir, até o fim deste ano, o tempo para abertura de empresas – de mais de 200 dias, necessários só para o registro de uma empresa, para 5.
No ranking, destaque para as cidades do interior do país: 6 das 10 cidades mais bem colocadas no índice geral não são capitais. Campinas é a terceira colocada geral, e Joinville está na quarta colocação – mostrando o forte desempenho de São Paulo e Santa Catarina, que ficaram com os quatro primeiros lugares. Entre as 10, aparecem também São José dos Campos, Sorocaba, Maringá (na frente de Curitiba) e Ribeirão Preto.
A vencedora é, porém, São Paulo, que abriu vantagem sobre Florianópolis. A maior cidade do Brasil tem esse posto por conta da sua potência econômica e pelas condições de mercado, acesso a capital e conectividade, e acaba elevando o nível de todo o estado de São Paulo. Floripa é uma grata surpresa. Além de ganhar a primeira edição, a cidade vem repetindo excelentes resultados.
Empreender no Brasil, muitas vezes, pode ser uma arte. Os riscos são muito grandes e as dificuldades imensas. Por isso, é muito importante saber o que está fazendo. É para isso que o StartSe promove o curso “Startup de A a Z”, para ajudar empreendedores a vencerem as primeiras dores na hora de empreender, que são responsáveis por 80% das mortes de startups. Confira clicando aqui.
Confira as 20 melhores cidades para empreender no Brasil e baixe o relatório completo no site da Endeavor:
1 – São Paulo
2 – Florianópolis
3 – Campinas
4 – Joinville
5 – Vitória
6 – São José dos Campos
7 – Porto Alegre
8 – Sorocaba
9 – Maringá
10 – Ribeirão Preto
11 – Belo Horizonte
12 – Caxias do Sul
13 – Blumenau
14 – Rio de Janeiro
15 – Curitiba
16 – Brasília
17 – Uberlândia
18 – Recife
19 – Londrina
20 – Aracaju
Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários