Confira as 20 melhores cidades para empreender em todo o Brasil

Da Redação

Por Da Redação

17 de novembro de 2016 às 11:02 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Empreender no digital – como é o caso de boa parte dos empreendedores que leem o StartSe -, geralmente, pode ser feito de qualquer lugar – mas cidades agrupam talentos e leis que podem ser benéficas ou, no caso do Brasil, prejudiciais aos empreendedores. Portanto, foi natural que São Paulo – a maior cidade do país e a mais forte economicamente – fosse escolhida como a melhor cidade para os empreendedores.

É o que mostra o Índice de Cidades Empreendedoras, que chega à sua terceira edição, trazendo reflexos da crise e apontando um diagnóstico para a melhorar o ambiente empreendedor nas cidades. O ICE é realizado pela ONG Endeavor, e avalia o ambiente empreendedor de 32 cidades brasileiras sob a ótica de 60 indicadores, distribuídos nos 7 pilares que mais impactam a vida do empreendedor: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Muitas cidades usam o estudo para direcionar esforços no campo das políticas públicas, de maneira a melhorar seu ambiente empreendedor. É o caso de Porto Alegre, que está implantando o “Projeto Simplificar”, para reduzir, até o fim deste ano, o tempo para abertura de empresas – de mais de 200 dias, necessários só para o registro de uma empresa, para 5.

No ranking, destaque para as cidades do interior do país: 6 das 10 cidades mais bem colocadas no índice geral não são capitais. Campinas é a terceira colocada geral, e Joinville está na quarta colocação – mostrando o forte desempenho de São Paulo e Santa Catarina, que ficaram com os quatro primeiros lugares. Entre as 10, aparecem também São José dos Campos, Sorocaba, Maringá (na frente de Curitiba) e Ribeirão Preto.

A vencedora é, porém, São Paulo, que abriu vantagem sobre Florianópolis. A maior cidade do Brasil tem esse posto por conta da sua potência econômica e pelas condições de mercado, acesso a capital e conectividade, e acaba elevando o nível de todo o estado de São Paulo. Floripa é uma grata surpresa. Além de ganhar a primeira edição, a cidade vem repetindo excelentes resultados.

Empreender no Brasil, muitas vezes, pode ser uma arte. Os riscos são muito grandes e as dificuldades imensas. Por isso, é muito importante saber o que está fazendo. É para isso que o StartSe promove o curso “Startup de A a Z”, para ajudar empreendedores a vencerem as primeiras dores na hora de empreender, que são responsáveis por 80% das mortes de startups. Confira clicando aqui.

Confira as 20 melhores cidades para empreender no Brasil e baixe o relatório completo no site da Endeavor:

1 – São Paulo

2 – Florianópolis

3 – Campinas

4 – Joinville

5 – Vitória

6 – São José dos Campos

7 – Porto Alegre

8 – Sorocaba

9 – Maringá

10 – Ribeirão Preto

11 – Belo Horizonte

12 – Caxias do Sul

13 – Blumenau

14 – Rio de Janeiro

15 – Curitiba

16 – Brasília

17 – Uberlândia

18 – Recife

19 – Londrina

20 – Aracaju

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]