Como promover o seu e-book
Por Erica Queiroz
9 de março de 2016 às 23:53 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Promover um e-book para alavancar as suas vendas pode parecer uma tarefa bastante difícil e que toma muito tempo, mas, se você se organizar, fazendo um planejamento adequado e seguindo-o à risca, vai ver que não é tão complicado assim e que os retornos podem ser muito maiores do que você imaginava.
Mas, em primeiro lugar, por que você deveria ter um e-book sobre um produto ou serviço relacionado à sua empresa? São vários os motivos e posso listar alguns, como: explicar como o seu produto ou serviço funciona, oferecer dicas de como usá-lo em situações diversas, sanar dúvidas específicas, gerar brand awareness, obter contatos de pessoas que se interessam pelo assunto para aumentar o seu mailing e até mesmo conseguir novos clientes, entre vários outros motivos.
Apesar de parecer absurdo, mas acontece com bastante frequência (acreditem!), muitas pessoas/empresas preparam um e-book e depois não o divulgam ou fazem uma divulgação deficiente, que não leva a nenhum resultado. Se você perdeu tempo escrevendo e/ou formatando um e-book ou se contratou alguém para fazer isso (pior ainda!), divulgue o seu e-book de todas as maneiras que puder, nas mais diversas mídias, para atingir públicos variados, mas sempre com bom senso, claro!
Agora vamos ver como você deveria divulgar o seu e-book. Há várias possibilidades, mas vou destacar aqui as que julgo mais importantes:
- Divulgue o e-book ao seu mailing – se você já tiver um mailing de clientes, divulgue a eles um link com o seu e-book para que conheçam mais sobre o assunto a que ele se referir. Se estas pessoas entraram no seu mailing por vontade própria (e deveria ser somente assim), elas já possuem interesse nos seus produtos/serviços e podem tornar-se consumidoras ou compradoras frequentes.
- Escreva um post sobre o e-book no seu blog (ou no blog de algum parceiro) ou publique o primeiro capítulo dele no blog (ou um pedacinho dele, caso seja curtinho) – funciona como um teaser e os interessados vão querer saber mais sobre o que a sua empresa oferece, podendo transformar-se em clientes.
- Publique o primeiro capítulo do e-book no SlideShare ou no Scribd, por exemplo. Mesmo nos casos em que o e-book não esteja à venda, nunca é bom publicá-lo inteiro, pois as pessoas podem não ser levadas ao seu site. Mesmo que você coloque links para o seu site, é sempre bom deixar alguma informação guardada, senão as pessoas não deixarão seus e-mails em troca destas informações.
- Publique posts nas redes sociais, falando sobre o seu e-book, com um link para o seu site. Adote estratégias diferentes para cada uma delas. Crie imagens com frases de impacto para que agucem a curiosidade dos prospects. Assim, você tem mais chances de que conseguir o efeito multiplicador característico das redes sociais.
- Faça um vídeo. Mostre algo interessante sobre o seu produto ou serviço e publique-o no youtube, “embedando-o” no seu site. Divulgue o link para o seu mailing e também nas redes sociais. O LinkedIn também pode ser uma ferramenta interessante para divulgação do vídeo.
- Você também pode fazer um audiolivro. E aí não precisa gastar contratando um especialista: grave-o você mesmo ou peça ajuda a algum amigo ou parente que tenha boa dicção. Audiolivros são ótimos para pessoas mais auditivas (e menos visuais e cinestésicas), além de poderem ser ouvidos em qualquer lugar.
- Avalie se vale a pena investir dinheiro também, não apenas tempo e criatividade. Faça testes para ver o que funciona melhor, divida um pouco do seu budget entre Facebook Ads e Google Adwords, patrocinando posts ou promovendo anúncios. Segmente para atingir o seu público-alvo. Meça os resultados. Sempre. Compare-os. Armazene-os. O melhor jeito de aprender é medir e comparar, tentando aperfeiçoar as técnicas que geram os melhores resultados e abandonando aquelas que não foram eficazes.
- Promova um webinar com o autor do e-book ou com algum fundador/sócio da empresa. Escolha a pessoa que conhecer melhor o produto/serviço. Se for alguém avesso a aparições na mídia (algo que não combina com o mundo startup), esta pessoa deve treinar bastante antes de se aventurar num webinar ou deve ser considerada a possibilidade de ser substituída por uma pessoa mais adequada.
- Peça ajuda na divulgação: aos seus funcionários, aos seus amigos… Enfim, as pessoas mais próximas são as que sempre ajudam nessas horas e, com o aval delas, o seu e-book pode se espalhar mais rapidamente pelo mundinho virtual.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários