Como multiplicar o seu lucro em 5 vezes em apenas 6 meses

este artigo eu vou contar como multipliquei por cinco o lucro de uma das minhas empresas em menos de 6 meses simplesmente avaliando algumas informações

Avatar

Por Claudio Nasajon

8 de março de 2016 às 16:36 - Atualizado há 4 anos

Um dos fatores-chave para aumentar o valor de uma empresa é o seu desempenho financeiro. A maioria dos empresários tem uma ideia bastante aproximada de quanto fatura, quanto gasta e quanto sobra, mas tão importante quanto avaliar o resultado final é entender a origem das receitas e das despesas. Neste artigo eu vou contar como multipliquei por cinco o lucro de uma das minhas empresas em menos de 6 meses simplesmente avaliando essas informações.

Eu tenho uma empresa que se dedica a vender cursos de aperfeiçoamento profissional. Durante anos ela vinha apresentando resultados positivos, embora não muito expressivos e, por isso, nunca demos muita atenção a ela. “Tá ganhando dinheiro, deixa estar” dizíamos, “foco nos negócios maiores”.

Um dia recebemos uma oferta para nos juntarmos a outro grupo educacional e, para calcular a parcela que caberia a cada um na futura empresa consolidada, fomos levados a fazer uma análise mais detalhada dos números. Os resultados foram chocantes.

A empresa dava um pequeno lucro todos os meses, mas descobrimos, por exemplo, que das várias linhas de cursos (presenciais com professores próprios, presenciais com professores externos, online, in-company etc), algumas davam lucro, mas outras davam prejuízo ou trocavam seis por meia-dúzia.

Cursos in-company, por exemplo, eram vendidos por um valor que parecia estratosférico, mas quando somávamos os custos administrativos, material de apoio, atendimento pré e pós-venda, perdíamos dinheiro.

Fazendo a história curta, o negócio da fusão acabou não saindo, mas com esses dados em mãos, fomos capazes de perceber a situação e tomar medidas para ajustá-la. Suspendemos as linhas de cursos que não eram rentáveis e ajustamos as condições das outras para que fossem.

Só com isso, sem gastar um centavo, nosso lucro aumentou 460% – quase cinco vezes mais – em menos de seis meses. O faturamento caiu um pouco, claro, mas os lucros quintuplicaram!

Você precisa ter em mente que o valor da empresa depende muito menos do faturamento do que do lucro. Uma empresa que fature um milhão e tenha 2% de lucro, ou vinte mil reais, normalmente vale menos do que outra que fature cem mil reais, mas tenha um lucro de trinta por cento, ou trinta mil reais. A segunda fatura dez vezes menos mas lucra 50% mais. No fim das contas, o valor da empresa é um múltiplo do LUCRO, não do faturamento.

O primeiro passo para tornar a sua empresa vendável é implantar um sistema que permita avaliar os resultados financeiros de forma detalhada.

Existem várias maneiras de fazer isso e no meu programa Empresa Vendável (www.empresavendavel.com.br) eu abordo muitas delas, mas o simples fato de você ter registros detalhados da operação, sejam eles provenientes de um complexo sistema de ERP ou de uma simples planilha Excel, tendem a aumentar significativamente o valor da sua empresa.

Para conhecer os 9 passos que podem tornar a sua empresa vendável, visite o site empresavendavel.com.br e inscreva-se para receber as atualizações.

Até a próxima!