Como a IoT na educação está mudando a maneira como aprendemos
Por Júnior Borneli
2 de março de 2017 às 15:17 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Internet das Coisas – a conexão de dispositivos à internet, está transformando várias áreas de nossa vida cotidiana. E embora possa não parecer uma aplicação óbvia da IoT, a educação está nessa lista.
A Internet enraizou-se profundamente em nossas escolas, e o e-learning tornou-se uma prática comum no sistema escolar. Mas as aplicações de IoT na educação são numerosas, e as implicações para uma grande inovação são tremendas.
A ascensão da tecnologia móvel e o IoT permitem que as escolas melhorem a segurança de seus campi, mantenham-se a par de recursos chaves, e reforcem o acesso à informação. Os professores podem até usar essa tecnologia para criar “planos de aula inteligentes”, ao invés do tradicional plano padrão.
Abaixo, compilamos alguns insights sobre a utilização de IoT no ensino superior, o futuro da Internet na educação e exemplos de empresas que estão usando IoT para entrar no espaço educacional.
Vamos falar muito sobre inovação no setor educacional durante o Edtech Class, maior evento sobre tecnologias para o setor educacional já feito no Brasil.
IoT no Ensino Superior
Estudantes, particularmente na faculdade, estão cada vez mais afastando-se de livros em papel para tablets e laptops. Com todas as informações necessárias na ponta dos dedos, os alunos podem agora aprender no seu próprio ritmo e ter uma experiência educacional quase idêntica em suas casas e na sala de aula.
E, embora esta tendência oferece maior comodidade para os alunos, também torna o processo de ensino mais eficiente para os professores. O aumento da tecnologia conectada significa que os instrutores não precisam testar manualmente os testes em papel ou executar outras tarefas rotineiras.
Futuro da Internet na Educação
Até 2015, 73% de todos os adolescentes americanos tinham acesso a um smartphone, de acordo com Capterra. Quase 100% de todas as escolas públicas dos EUA têm acesso à Internet. E 70% dos alunos do ensino médio e 75% dos alunos do ensino médio usam laptops para fins educacionais.
Com essa base construída, é fácil ver como a Internet das Coisas está pronta para transformar radicalmente a educação como a conhecemos. A Capterra aponta que 69% dos alunos querem usar seus dispositivos móveis com mais frequência na sala de aula, e a maioria deles quer usá-los para automatizar tarefas que já fazem agora, como a tomada de notas, a verificação de horários e a pesquisa.
Exemplos de empresas no IOT para Espaço Educação
O principal exemplo de uma empresa de tecnologia que invadiu escolas é a SMART, que foi pioneira no primeiro whiteboard interativo do mundo em 1991. As placas SMART mudaram a forma como professores e alunos interagiam na sala de aula ao afastar as lições dos quadros empoeirados que dominaram a educação por décadas.
Mas a SMART está longe de ser a única empresa a afundar seus ganchos no sistema escolar. IPEVO também fabricou um quadro interativo sem fio que serve como uma alternativa para a placa SMART, observa o Huffington Post.
Já a Ideapaint, está desenvolvendo um aplicativo chamado Bounce com o objetivo de trazer mais da experiência educacional on-line.
E a IBM anunciou que irá investir US $ 3 bilhões no IoT nos próximos anos, e uma parcela significativa desse dinheiro será direcionada à educação.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários