Coleção de app books surge para engajar jovens a tornarem o mundo melhor
Por Lucas Bicudo
23 de setembro de 2016 às 11:38 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
As metas da Coleção Novo Olhar, de livros-aplicativos, é sensibilizar jovens diante dos grandes desafios humanitários da atualidade e engajá-los com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), indicados pela ONU como formas de tornar o mundo melhor nos próximos 15 anos.
Composta por obras de autores do mundo todo, como Jules Verne, John Ruskin e Tchechóv, a coleção traz contos, conteúdo extra sobre seus autores, atualidades sobre a temática principal (cada app book se refere a um dos ODS apontados pela ONU), além da sugestão de três atividades: um experimento científico, uma proposta de reflexão e uma proposta de ação social.
A Coleção Novo Olhar nasceu do encontro dos empreendedores da startup StoryMax com Pedro Luiz Fernandes, vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novozymes Latin America – empresa dinamarquesa líder no mercado mundial de soluções biológicas -, durante o Movimento 100 Open Startups.
Frrit-Flacc, de Jules Verne, é o primeiro livro-aplicativo da coleção e traz um suspense aterrorizante, contado com ilustrações, efeitos de som, animação e interatividade, a história sobre diferença social e mesquinhez, traçando uma ponte entre a indiferença humana e o flagelo da pobreza nos dias de hoje. A experiência interativa de leitura conduz o leitor para o conteúdo extra, que fala sobre o ODS 1 (erradicação da pobreza) e sobre experiências relacionadas a esta meta pelo mundo.
Em seguida, duas atividades sugeridas pelos educadores do SESI-PR – também parceiro no projeto – levam o leitor a refletir, criar textos e se engajar socialmente na transformação do mundo para melhor, com ações práticas. Para finalizar, um experimento prático de Biologia sugerido pelos cientistas da Novozymes – no caso, a construção de uma miniestação de biogás – aproxima o conhecimento científico do dia-a-dia do leitor, levando-o a entender que a mudança do mundo passa pelas nossas próprias atitudes.
A intenção é provocar a reflexão sobre a importância das questões indicadas pela ONU e sobre o papel da Biologia na transformação de que o mundo precisa.
“Nós já tínhamos projetos na área de educação e buscávamos uma forma inovadora e universal de alcançar o público jovem. Queremos que a Biologia seja percebida como uma ciência que pode transformar o mundo para melhor e encontramos os parceiros ideais para publicar app books de alta qualidade, bonitos, emocionantes, engajadores e cheios de informação e aprendizado”, conta Fernandes.
“Contar histórias sempre foi a maneira mais tradicional de se ensinar ou se fazer pensar sobre um tema e cada dia mais as empresas estão entendendo que há histórias universais que falam de temas relevantes para seus públicos. A StoryMax tem trabalhado justamente na atualização dessas narrativas, encontrando seus pontos em comum com a atualidade e recontando-as de um jeito engajador, que mistura mídia e tecnologia como os jovens gostam e com o cuidado de valorizar a atividade de leitura como lazer e descoberta do mundo”, faz coro Samira Almeida, co-fundadora da StoryMax e diretora editorial da startup.
O livro-aplicativo Frrit-Flacc estará disponível nas app stores iOS e Android a partir do dia 27 de setembro, para tablets e smartphones. Ele é gratuito e já vem com versões em português, inglês e espanhol.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários