Cholismo é uma inspiração em Harvard

Conheça a filosofia de vida do Diego Simeone.

Avatar

Por Herbert Lopes

15 de abril de 2016 às 13:46 - Atualizado há 4 anos

Conheça o cholismo

Você conhece ou já ouviu falar do “cholismo”?

Cholismo é uma filosofia de vida, que segue valores com base na tenacidade e esforço implantada por Diego Simeone no Atlético de Madrid.

“De partida em partida.”

Esse termo está em alta devido aos grandes resultados que o time comandando pelo Simeone conquista diante de equipes bem superiores como Barcelona e Real Madrid. Chegando inclusive a ser campeão espanhol e disputar uma final da Champions League.

Segundo um estudo feito por Harvard, Diego Simeone é “um equilibrista entre o âmbito empresarial e esportivo, uma figura que alcança grande relevância dentro do clube e é um dos responsáveis por seu êxito recente.”

Como essa filosofia ajuda um pequeno negócio

O cholismo entra dentro do conceito de entrega máxima, dedicação da equipe, capacidade de crescer diante de concorrentes gigantes. Esse filosofia pode ajudar os empreendedores de pequenas e médias empresas a se tornarem competitivos no mercado, seja ele qual for.

“Se você acredita e se você trabalhar, você pode conquistar.”

Um empreendedor que tem um pequeno ou médio negócio vive em um ambiente dinâmico, complexo e com algumas incertezas. Porém, esse empreendedor precisa buscar excelência a curto prazo como um recurso para competir de igual para igual com grandes empresas e o cholismo se apresenta como uma grande opção competitiva para médias e pequenas empresas.

Alguns destaques do cholismo para resultados a curto prazo estão:

  • Concentrar-se em gestão de ativos
  • Renovação constante
  • Desenvolvimento de talentos
  • Promover motivação da equipe
  • Alinhar os valores da empresa
  • Flexibilidade às mudanças do ambiente

Para que essa filosofia seja adaptada ao seu negócio é importante que você identifique os pontos fortes e fracos da sua empresa, se comprometa com uma meta/objetivo, domine técnicas de comunicação, seja um líder ativo e esteja preparado para lidar com as diferenças individuais de cada pessoa.

Se o seu negócio tiver um modelo de gestão focado na excelência de execução em curto prazo, vai permitir competir com êxito em mercados que são dominados por grandes empresas.