“Cerque-se de gente grande, delegue autoridade e saia do caminho”

Avatar

Por Júnior Borneli

26 de setembro de 2019 às 14:18 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos por 2 mandatos, na década de 80, disse esta célebre frase: “cerque-se de gente grande, delegue autoridade e saia do caminho”.

Essa belíssima lição sobre liderança é praticamente o que fundamenta o modelo de gestão adotado nas empresas mais inovadoras do mundo.

Toda empresa sabe que precisa de pessoas boas. Toda empresa sabe que precisa de um bom líder. Mas poucos são os líderes que sabem “sair do caminho”.

Já ouviu aquela frase “contrate pessoas boas e deixe-as em paz”? Para que ela se materialize, o RH das empresas deve estar totalmente comprometido com o processo contínuo de busca pela inovação.

Nesse cenário, os Departamentos de RH das empresas se tornam o coração do negócio, porque todo o processo de cultura passa por ali. As pessoas devem se sentir seguras para experimentar coisas novas, sem o risco de serem punidas por falharem na tentativa de acertar.

Isso é o “sair do caminho”, na frase de Reagn. Significa deixar o caminho livre para que coisas novas aconteçam, para que as pessoas atinjam o máximo de suas capacidades e possam extravasar olhares ainda não percebidos pelas empresas.

O Departamento de RH vai deixar de existir. Ele se tornará tão relevante que não poderá se manter preso a um “departamento”. Nós cansamos de ouvir que “pessoas são o que há de mais importante nas empresas”. E se acreditamos nisso, precisamos fazer com que o CEO da empresa seja o RH.

No mundo em que vivemos, humanos deixaram de ser um “recurso” e passaram a ser a alma das empresas.

Quer saber mais sobre todas as transformações no RH? Participe do RH Day 2019, evento que vai reunir os líderes das empresas mais inovadoras e desejadas do Brasil.

As empresas precisam evoluir com urgência. Mas se os RHs não evoluem, as pessoas não evoluem. E as empresas morrem.

Acesse o site oficial do evento e conheça a programação.