Carta aberta do StartSe para a presidente Dilma Rousseff

Temos certeza que a senhora pode assegurar o seu legado e ser uma das principais figuras históricas desse País

Avatar

Por Da Redação

3 de julho de 2015 às 09:10 - Atualizado há 5 anos

Cara excelentíssima senhora presidente Dilma Rousseff,

Meu nome é Felipe Moreno, e eu sou editor de um portal voltado para empreendedores chamado StartSe – que é do InfoMoney, o maior portal de finanças do Brasil. Vimos com grande otimismo a sua visita no Vale do Silício, a Meca do empreendedorismo e inovação mundial, e gostaria de aproveitar este momento para lhe fazer um pedido: ajude o ambiente empreendedor brasileiro!

Cadastre sua startup no StartSe e fale com milhares de investidores e mentores. Mais de 2,9 mil startups já estão com a gente! Acesse www.startse.com.br. É gratuito!

Presidente, eu sei que no momento você passa por uma crise de confiança e baixa popularidade. Mas prometo que se você fizer uma revolução para os empreendedores nacionais, será lembrada na história como um dos grandes presidentes do país, como Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek, Fernando Henrique Cardoso e Lula, pois você mudará a cara do Brasil para melhor definitivamente. Um marco definitivo na nossa história.

Aqui no StartSe temos cadastradas 2.950 empresas, com 7.015 empreendedores. Além disso, são 1.950 investidores e 1.500 mentores. Eu arredondei os números, pois não paramos de crescer. Muitos desses empreendedores reclamam de algumas questões que poderiam ser resolvidas pelo Estado e certamente poderiam ter um apoio maior por parte do governo Federal.

Eu te mostro um exemplo fácil de ser corrigido. Nos Estados Unidos, é muito comum você ter a figura do investidor-anjo, que compra uma participação na empresa, apoia financeiramente o desenvolvimento dela e vende esta participação com lucro lá na frente. Aqui eles são muito menos, pois a legislação brasileira faz com que ele se torne responsável por eventuais dívidas desta empresa. Isso eleva o risco em uma operação que já é arriscada por definição. Por que não uma legislação que permite esse investimento inicial “sem eventuais compromissos”? Assim, o risco se aplicaria apenas ao dinheiro inicialmente colocado e as pessoas investiriam mais. Essa é uma mudança cirúrgica simples e que trariam excelentes resultados.

O StartSe nasceu para ajudar empreendedores a encontrarem o capital inicial para colocar suas ideias em prática e conseguir criar riquezas no Brasil. A nossa intenção é fazer uma pessoa com uma ideia na cabeça e pouco dinheiro no bolso encontrar com alguém que tem o dinheiro, mas não tem a ideia. Acreditamos que o empreendedorismo é uma excelente forma de desenvolvermos o País, criar empregos melhores qualificadas, gerar riquezas e dar oportunidades para todos, distribuindo renda e enriquecendo o povo. O Brasil precisa ser uma pátria empreendedora também, presidente.

Tem sido muito difícil empreender hoje em dia no nosso País, mas isso não impede o brasileiro, esse povo tão criativo, de batalhar atrás de seus sonhos, de lutar por um lugar melhor. Foi para ajudarmos essas pessoas que trouxemos para o Brasil uma proposta inovadora, que faz muito sucesso no exterior, para facilitar, para inovar, para poder explorar o enorme potencial dos brasileiros. E viramos uma das melhores alternativas disponíveis para os empreendedores, tenho certeza.

Assim como você, apostamos que a educação é um diferencial para o investidor. E queremos fazer nossa parte no ideal de Pátria Educadora. Além de cursos (baratos, pois queremos que sejam acessíveis), oferecemos uma enorme quantidade de mentores para ajudar os brasileiros a empreender melhor. Um ambiente rico de troca de ideias, crescimento e educação, pronto para colaborar com o desenvolvimento do país.

O Brasil recentemente apareceu em terceiro em uma lista de nações mais empreendedoras – muito pelo sucesso de programas de formalização, como o MEI (Microempreendedor individual). Isso é ótimo, mas muitos empreendedores são pequenos, não possuem oportunidades para ganhar escala. Queremos fazer nossa parte e juntar as pessoas para fortalecer os negócios e fortalecer o Brasil. Dar oportunidade para todos.

Através do empreendedorismo, acreditamos que é possível resolver muitos dos problemas que os brasileiros hoje enfrentam. Veja bem, praticamente todas as grandes empresas possuem problemas que não conseguem resolver por estarem engessados, a inovação dentro de grande empresa é um desafio hoje. Podemos trazer start-ups para pensar, há uma imensidão de empreendedores inovadores que estão dispostos a ajudar. 7.000 cabeças pensam melhor do que 1, certo?

Uma grande empresa do setor financeiro já solucionou seu problema de uma maneira criativa e barata, através do StartSe. Funciona de maneira bastante simples: a empresa lança um desafio e apresenta um problema. Todos os empreendedores da nossa base podem participar e bolar alguma solução prática para esse problema. A grande empresa vira sócia (ou compra) da ideia e dá um prêmio! Riqueza gerada, problema resolvido e um produto brasileiro mais forte e competitivo.

Algumas ideias geniais já surgiram só no 1º desafio que foi feito. Teve empreendedor que participou, chegou nas últimas fases, recebeu mentoria e conseguiu colocar sua ideia em pé e ganhar dinheiro, mesmo não ganhando o desafio feito pela empresa. E se todo mundo ganha com isso, tenho certeza que o Brasil ganha com isso. Isso é crescimento econômico e geração de empregos na raiz, sustentável e inovador.

Tenho certeza que é um enorme desafio comandar um país tão grande e complexo quanto o Brasil, mas tenho certeza que você conseguirá um tempinho para pensar no assunto. Torço para que o Brasil vire uma grande potência empreendedora, berço de inovações e tecnologia. Com a criatividade e determinação do nosso povo, tenho certeza que é possível. Basta querer.

Um abraço cordial,

Felipe Moreno

Editor do StartSe