Bots, automação e o futuro do seu negócio

Avatar

Por Isabella Câmara

26 de Maio de 2016 às 03:08 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Via Empreenda Junto

Muito tem-se falado sobre robôs, bots, sistemas automáticos e como eles estão roubando os empregos de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas você já pensou no impacto que eles causam em seu negócio?

Recentemente li um artigo que mostrava que metade do trafego da internet já é composto por robôs (ou bots), além disso com os avanços tecnológicos recentes sistemas automatizados estão se tornando cada vez mais comuns em industrias, e até mesmo no seu dia a dia. Softwares como a Siri do iPhone, Cortana do Windows e até mesmo o “Google NOW”, permitem que você simplifique grande parte das suas atividades diárias com seu smartphones, usando comandos de voz ou até mesmo recebendo sugestões sem que você ao menos perceba.

Quando pensamos em bots e automações customizados ainda estamos engatinhando, porém serviços como o IFTTT e Zapier, além de tecnologias baseadas em IoT, permitem que mesmo leigos com pouco ou nenhum conhecimento de programação, crie automações para tarefas que pouco tempo atrás eram a base de toda uma classe de profissionais, indo desde assessores e secretárias, até atendentes e vendedores.

Talvez você como um empreendedor não se preocupe muito com isso, na verdade pode ser que isso se torne uma ferramenta para o seu negócio, porém é preciso se pensar na possibilidade do seu negócio ser substituto por Bots em um futuro não tão distante assim.

Um exemplo de o quão complexos sistemas inteligentes estão se tornando extremamente habilidosos é esse artigo sobre os resultados da Apple em 2012, ele foi totalmente escrito por um bot e como Andrew McAfee aponta em seu Ted Talk “Are droids taking our jobs?”, o artigo não está “aceitável”, mas sim perfeito, não devendo em nada para algo que um jornalista humano de alto nível faria.

Mas e então? Devemos temer os bots? Barrar os avanços em inteligência artificial, automação e robótica? Novamente me refiro ao TEDx do Andrew onde ele mostra, que desde a criação das maquinas a vapor e a revolução industrial (Juntamente com todas as tecnologias derivadas), o avanço dos Bots e sistemas autônomos são muito provavelmente o próximo grande salto de inovação, produtividade e melhora na qualidade de vida da humanidade como você pode ver no gráfico abaixo, que mostra o desenvolvimento da população mundial e indicadores sociais em função do tempo, e como o gráfico dá uma guinada de alta em quase 90 graus logo após a invenção do motor a vapor.

População mundial x Tempo

População mundial x Tempo

Durante a revolução industrial e as maquinas a vapor, ao maximizarmos e multiplicarmos nosso “poder físico”, usando maquinas para fazer de forma mais rápida e pratica o que antes precisávamos fazer manualmente, milhares de pessoas puderam se dedicar a outros afazeres, trabalhar menos, descansar mais e se especializarem, permitindo um salto gigantesco na produtividade humana, agora os bots permitirão que o mesmo ocorra, porém, não iremos ter um ganho de “força muscular”, mas mental, podendo delegar tarefas repetitivas ou que simplesmente não queremos para uma maquina que não irá reclamar ou se cansar.

Nós mesmo no Empreenda Junto, estamos desenvolvendo o primeiro Facebook Messenger Bot no Brasil, para ajudar empreendedores como você a lerem e se informarem sobre empreendedorismo de forma simples e prática a qualquer momento, uma forma muito mais eficaz de nos comunicarmos com nosso público sem perder a qualidade que tanto prezamos, apenas aumentando nosso alcance e eficiência.

Por isso, fica aqui o convite: Pense em como você pode usar as novas tecnologias ligadas a inteligência virtual, automação e robôs, para melhorar seu negócio e levar ele ao próximo nível. Começar a pensar nisso agora pode ser a diferença entre criar um negócio 10x melhor com 1/5 do investimento, ou ver o seu trabalho sendo tomado por um robô que você ignorou durante anos.