BNDESPAR aportará até R$ 40 milhões para o Primatec

O fundo de capital semente para start-ups já conta com 16 parques tecnológicos e incubadoras entre os mais importantes do país inscritos

Avatar

Por Elena Costa

29 de novembro de 2017 às 17:29 - Atualizado há 2 anos

BNDESPAR, divisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) responsável por participações societárias do banco, subscreveu e integralizou costas para o Primatec (Fundo de Investimento em Participações Inova Empresa MPE Capital Semente) no valor de R$40 milhões.

O Primatec é o primeiro fundo nacional focado em incubadoras e parques tecnológicos e terá com alvo TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), energia, sustentabilidade e economia criativa. Para administrar o fundo foi criado a Rede Primatec em que foi estruturado de forma a estabelecer um novo paradigma baseado no mérito, em condições igualitárias e transparentes.

Ele será de capital semente e investirá em startups que se originaram a partir de incubadoras instaladas em parques tecnológicos. Quando receberem o investimento as companhias deverão apresentar novos produtos, serviços ou processos que aprimorem ou sejam novidade no ambiente produtivo e social.

Além de estimular o desenvolvimento tecnológico, o fundo visa propagar a cultura do capital empreendedor. Ele integrará parques tecnológicos, incubadoras, governo e setor privado e terá todo o seu capital exclusivamente direcionado para empresas incubadas ou graduadas, isto é, negócios criados nas mais importantes fontes de inovação do país.

Abaixo segue a lista dos parques que fazem parte do fundo:

Pará: Parque de Ciência e Tecnologia Guamá
Pernambuco: Porto Digital
Ceará: PADETEC – Parque de Desenvolvimento Tecnológico
Rio de Janeiro: Parque Tecnológico UFRJ
Minas Gerais: BH.TEC
São Paulo: Parque Tecnológico de São José dos Campos, Parque Cientec e Inova Sorocaba
Goiás: Centro de Empreendedorismo e Incubação UFG – Goiânia
Paraná: Tecnoparque – PUCPR
Rio Grande do Sul: Tecnopuc, FEEVALE Techpark e Tecnosinos – Parque Tecnológico São Leopoldo
Paraíba: Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB)

As incubadoras que também já estão inseridas no fundo são o Instituto Gênesis PUC-Rio e o TecVitória. Para mais informações sobre o Primatec clique no link.

Caso você esteja pensando em começar sua empreitada, a StartSe montou o e-book gratuito “Passo a Passo para Criar uma Startup”, com tudo que você precisa saber para dar o pontapé inicial.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]