BNDES está promovendo iniciativas intraempreendedoras entre funcionários
Por Isabella Marques
7 de dezembro de 2017 às 13:32 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Semana passada tive o prazer de conversar com a Vanessa Almeida e a Suzana Maranhão, estimadas colegas que vieram para o Vale em Junho deste ano. Elas trabalham na área de tecnologia da informação do BNDES.
Motivadas pela visita ao Vale elas voltaram ao Brasil determinadas a compartilhar o conhecimento e o mindset aprendido por aqui. Fizeram uma apresentação interna pra equipe sobre o Vale do Silício, incentivando as iniciativas de empreendedorismo e inovação do BNDES que estavam em curso.
Em seguida, no BNDES, elas participaram do primeiro concurso corporativo de ideias nomeado como IdeiaLab, onde todos do time da empresa foram incentivados a apresentar ideias nas categorias novos produtos, eficiência operacional e diálogo com a sociedade.
Durante um mês inteiro mais de 300 ideias foram apresentadas coletiva e individualmente e votadas pelo próprio time. As 10 ideias finalistas fizeram um pitch que resultou na vitória das 2 campeãs. Entre mais de 400 autores de ideias e 2.000 votantes, duas das ideias fornecidas por Vanessa e Suzana ficaram entre as 10 finalistas e 1 delas foi campeã. Os 2 grupos vencedores estão comprometidos a começar a execução do projeto em dezembro de 2017.
Na ideia selecionada elas pensam em implementar a tecnologia do blockchain no banco, com o foco de assegurar segurança e transparência nas transações, o que seria de interesse público. O BNDES vem promovendo ações de suporte à inovação, como o Innovation Day, evento focado em trazer palestrantes especialistas em inovação na área financeira e um hackaton interno sobre tecnologias móveis.
Elas acreditam, assim como o banco, que estagnar e não correr atrás de se modernizar pode provocar grandes prejuízos a longo prazo. Ambicionam agora ir à frente das tendências e criar uma vantagem competitiva.
A maior lição que elas levaram do Vale foi a de colaboração! Colaborar é fundamental. Após apresentarem suas ideias para os outros foi possível melhorá-las através de feedbacks de outras perspectivas. É dessa forma que se valida um MVP otimizando a ideia ao máximo potencial – seja no Vale, no Brasil ou em qualquer lugar.
Faça como Vanessa e Suzana e venha você também pro Vale do Silício.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários