Bancos do futuro: Microsoft cria plataforma para facilitar uso de bitcoin

Avatar

Por Júlia Miozzo

11 de novembro de 2015 às 12:52 - Atualizado há 6 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Uma nova plataforma lançada pela Microsoft permite que instituições financeiras finalmente entrem em contato com a tecnologia da moeda bitcoin. Criada em parceria com a startup ConsensYs, ela facilita o uso do blockchain, tecnnologia que garante que a moeda eletrônica seja autêntica e evita a pirataria com esse método de pagamento.

Segundo a Reuters, a tecnologia é o que faz com que cada transação de bitcoin seja registrada após a verificação e garantia de que ela não está violada. Embora seja focado em moedas digitais como o bitcoin, o blockchain é uma tecnologia interessante que está sendo adotada para outras aplicações também.

Bancos e empresas de seguro que já usem a plataforma da nuvem da Microsoft, Azure, poderão contratar esse novo serviço, que fortalece a presença da empresa no segmento e permite a construção de uma moeda global.

A Microsoft já confirmou que quatro grandes instituições bancárias se inscreveram para usar o serviço. “Trabalhando com os nossos clientes que queriam começar a usar a tecnologia bockchain, o ponto central que encontrávamos as reclamações era de que é muito difícil e muito caro para começar”, disse o diretor de estratégia tecnológica para serviços financeiros da empresa, Marley Gray.

As empresas podem experimentar a plataforma usando templates fornecidos pelo Windows, sem que tenham que construir seu próprio sistema.