Banco dos BRICS vai colocar cifras bilionárias em projetos inovadores

Da Redação

Por Da Redação

3 de março de 2017 às 11:59 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Boa notícia para quem tem projetos inovadores no Brasil, sobretudo na área de energia renovável: o NBD (Novo Banco de Desenvolvimento) do BRICS está com uma nova linha de crédito para projetos de inovação tecnológica, informou o vice-presidente do banco, Zhu Xian, em um fórum de financiamento realizado na China.

Ano passado, o banco já havia aprovado empréstimos no valor de US$ 1,5 bilhão no ano passado, principalmente para financiar os desenvolvimentos de energia limpa e infraestrutura nos países do BRICS, compostos de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mesmo com a crise brasileira, a proporção do bloco na economia mundial disparou de 8,2% em 2002 para 22,2% em 2015.

Zhu destacou que é interesse do banco fomentar a inovação tecnológica nas nações em desenvolvimento por meio de seu financiamento, construção de capacidade e compartilhamento de conhecimentos.

Essa prioridade deve colocar o banco em um caminho diferente do que o tomado pelas instituições financeiras tradicionais. “As nações em desenvolvimento respondem por mais de 35% da economia mundial, mas lhes faltam uma proporção igual do poder de decisão nos bancos multilaterais tradicionais”, disse Zhu.

Muito dinheiro deverá ser colocado para mudar esses países – ainda muito atrasados em relação às questões de energia renovável, por exemplo. “Trilhões de dólares são necessários todos os anos pois o mundo em desenvolvimento se esforça para atualizar as indústrias e desenvolver o setor de energia limpa. Isso será a prioridade do NBD do BRICS e do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura”, completa. O banco tem US$ 100 bilhões para investir.

Mensagem do editor

Um adendo pessoal: acreditamos aqui no StartSe que empreendedorismo é a solução do Brasil. É uma geração de grandes líderes que vai transformar o País e trazer ao desenvolvimento, criando riquezas, empregos e melhorando a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem. São MUITAS oportunidades que estão se desenhando nos últimos tempos.

Para ajudar as pessoas, criamos diversas soluções para ajudar esses empreendedores. Um destaque é o Startup de A a Z, que ajuda empreendedores a fugirem dos principais problemas que matam startups. Veja outros cursos e eventos promovidos pelo StartSe aqui.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]