As respostas para os "o que é…" mais buscados de 2015 no Google
Por Paula Zogbi
16 de dezembro de 2015 às 11:25 - Atualizado há 5 anos
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Anualmente, o Google libera listas dos termos mais buscados durante os 12 meses, separadas em categorias como artistas, músicas, acontecimentos e “como fazer”. Todas elas podem ser vistas aqui, filtradas ou não por localização.
Um dos rankings mostra as principais dúvidas dos usuários completando a frase “o que é…”. Listamos as 5 mais procuradas por brasileiros, passando por termos como CPMF, eclipse e toxoplasmose, e explicamos cada uma e seus contextos:
1. O que é CPMF
A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) é uma categoria tributária que existiu até 2007 e tinha o intuito de cobrir gastos do governo com projetos relacionados a saúde. Neste ano, mais especificamente em setembro, o governo propôs a volta dela, para cobrir investimentos em Previdência Social, em um novo formato: a cobrança de uma alíquota de 0,2% sobre quaisquer transações bancárias – de pessoas físicas e jurídicas – em 2016.
Não foram definidas ainda todas as regras que serão aplicadas a essa nova CPMF. Até 2007, por exemplo, algumas transações bancárias eram isentas, incluindo compras de ações e títulos de Renda Fixa.
2. O que é circuncisão
O termo diz respeito à retirada do prepúcio, seja por razões religiosas – o judaísmo, por exemplo, faz isso como ritual – ou não. Há quem se refira à mutilação genital feminina como circuncisão feminina, e o assunto esteve em pauta em novembro deste ano, quando a Gâmbia proibiu a prática.
3. O que é Uber
Provavelmente um dos aplicativos mais polêmicos que já existiram, o Uber, serviço de contratação de motoristas através de smartphones, foi um tópico que dividiu muitas pessoas. Batalhas entre taxistas – que, muitas vezes, se sentiram ameaçados pela possibilidade de uma concorrência desleal a seus serviços – e motoristas do Uber ocorreram em diversas partes do mundo, e a legalidade do app ainda é uma dúvida para muitos governos. Em São Paulo, por exemplo, o prefeito Fernando Haddad tentou regularizar o funcionamento com os chamados “táxis pretos”. O Uber repudiou a ação em seguida e disse que não é um serviço de táxis.
4. O que é microcefalia
O termo em si diz respeito a cabeças de tamanhos anormalmente reduzidos, mas essa característica geralmente tem relação com uma deficiência mental. Com a chegada do chamado zika vírus, começou nos últimos meses um surto da condição na região em bebês nascidos no Nordeste do país. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, já conhecido pela dengue.
5. O que é impeachment
Com a crise e a instabilidade política, há grupos brasileiros pedindo um processo de cassação de autoridade da nossa autoridade do poder executivo – o famoso impeachment. Tanto o processo como a possível destituição levam este nome, de acordo com a definição formal.
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários