Apple pode estar produzindo um app que localiza pessoas dentro de prédios

Um documento vazado mostra que a Apple pode estar indo além no rastreamento de pessoas

Avatar

Por Paula Zogbi

3 de novembro de 2015 às 15:34 - Atualizado há 4 anos

O site AppleInsider descobriu, na App Store, a postagem de um aplicativo chamado Indoor Survey (pesquisa interna, em tradução livre), que poderia ser a ferramenta da companhia para localizar pessoas dentro de ambientes fechados.

De acordo com a página vazada do app, encontrada por um desenvolvedor, o software usa sinais de rádio frequência e sensores do iPhone para localizar posicionamentos de pessoas dentro de ambientes, conforme elas caminham, o que não é possível usando apenas um GPS. É como se seu iPhone marcasse suas pegadas em um mapa.

A página não pode mais ser encontrada na loja de aplicativos, mas ainda é acessível via link direto – a última atualização foi feita no dia 27 de outubro. A companhia já assinou diversos pedidos de patentes relacionados a rastreamento e posicionamento “indoor”, e adquiriu em 2013, por US$20 milhões, uma startup chamada WiFiSLAM, que trabalha com este tipo de tecnologia.

Depois de um fiasco temporário com o aplicativo de mapas próprio, a Apple tem melhorado muito seus serviços de mapeamento, com lançamentos como o Find My Friends e o iBeacon, que pode acionar apps quando você entra ou sai de algum lugar (como buscas de preços quando o usuário entra em um shopping, por exemplo). Mas nenhum desses apps até então prometia tamanha precisão.