App surge como primeiro marketplace de comida artesanal do Brasil
Por Lucas Bicudo
25 de outubro de 2016 às 16:40 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Ao acessar o Apptite, os usuários encontram as mais variadas opções de pratos salgados e doces, sugeridas por geolocalização, e executadas por chefs e cozinheiros que possuem receitas para compartilhar. A ideia, mais do que um simples aplicativo relacionado à gastronomia, é estimular a economia criativa divulgando o trabalho de pessoas que gostam de cozinhar e dando a elas a oportunidade de levantarem uma renda extra.
Para Vivien Mazziotti, chef cadastrada na plataforma, a venda de produtos pelo aplicativo garantiu um aumento em sua renda, sem interferir drasticamente em seu volume de trabalho.
“Em agosto, eu vendi 45 pratos e tive complemento de R$ 1.500 no meu ganho mensal. Isso tudo sem mudar muito a minha rotina de trabalho, já que o aplicativo permite que eu defina a antecedência da produção, o que é ótimo para mim”, explica.
Para utilizar, um cadastro deve ser feito no aplicativo, com dados pessoais e do cartão de crédito. Em cada acesso, o geolocalizador identifica a sua localização e mostra as ofertas do dia mais próximas. O usuário também pode fazer a busca pelos tipos de pratos ou chefs participantes.
Cada produto é cadastrado com uma quantidade limitada de unidades, o que garante a eficácia do processo, já que por se tratar de comida artesanal, os cozinheiros trabalham apenas com a quantidade que podem atender. Além disso, o aplicativo permite que o usuário planeje a sua compra com antecedência e consiga reservar pratos para diversas ocasiões, como eventos, reuniões e aniversários.
Os produtos estão divididos nas categorias refeições, doces e sobremesas, pães e bolos e empório. Para aprofundar a busca, o usuário pode usar filtros: pratos individuais, pratos para duas ou mais pessoas, cerveja artesanal, congelados, entradas, antepastos e aperitivos, integral, molhos, orgânicos, saladas, sanduíches, sem glúten, sem lactose, sopas, vegan, vegetarianos e zero açúcar.
Após a seleção do item, há a opção de retirada no local ou pelo serviço de courier, selecionando entre as opções de horários disponíveis na tela. A próxima etapa é confirmar o pagamento e acompanhar o pedido. Com o produto em mãos e depois do consumo, o usuário pode avaliar sua experiência pelo aplicativo, dando estrelas para os quesitos: sabor, apresentação e custo-benefício.
Em oito meses de atuação, o marketplace conta com 8 mil usuários, 500 chefs cadastrados e uma média atual de 150 pedidos semanais, números que configuram um faturamento de R$ 20 mil mensais. Até o final do ano, a expectativa é que a startup chegue a 400 vendas por semana, 30 mil usuários cadastrados e 2 mil chefs.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários