A Alexa faz mais do que acender as luzes

Por Da Redação
22 de outubro de 2018 às 07:20 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Alexa, a assistente de inteligência artificial da Amazon, pode executar mais de 50.000 habilidades, segundo a empresa . O problema é que a maioria das pessoas ainda a utiliza principalmente para acender as luzes, tocar música ou marcar o tempo de cozimento de bolos e tortas. De olho nos concorrentes, Apple e Google, a gigante do varejo on-line está acelerando os seus esforços para tornar a Alexa mais útil.
Para isso, vem oferecendo aos programadores e desenvolvedores externos incentivos financeiros para criar melhores aplicações para a Alexa. A Amazon promete recompensar os desenvolvedores com pagamentos baseados em downloads e uso. Os incentivos visam fazer com que empresas e pessoas desenvolvam habilidades de Alexa mais fortes que melhorem a qualidade de sua loja de aplicativos.
“Esta estratégia foi exatamente a mesma a Apple adotou para o desenvolvimento do iPhone”, disse Ahmed Bouzid, ex-chefe de produto da Alexa e atual executivo-chefe da Witlingo, em entrevista ao The Wall Street Journal. Bouzid cria ferramentas para aplicativos de voz nas plataformas Alexa e Google. “É desafiador e ao mesmo tempo muito motivador construir novas habilidades [para a Alexa]”, disse o executivo. Por trás do movimento da Amazon, há também o intuito de reposicionar a Alexia, com relação à sua estratégia de preço.
A Amazon vendeu cerca de 47 milhões de dispositivos na família Echo desde o seu lançamento no final de 2014, o que representa uma participação de aproximadamente 51% no mercado de alto-falantes inteligentes, de acordo com a Loup Ventures. Atualmente, os preços de dispositivos variam de US$ 40 para um Dot de tamanho de disco de hóquei a US $ 230 para sua versão mais recente. No mês passado, a Amazon revelou 15 dispositivos novos e atualizados na família, incluindo um amplificador e um forno de microondas com Alexa. Com isso, a empresa de Jeff Bezos espera comandar preços mais altos.
Alguns clientes da Echo, no entanto, afirmam, em diversas redes sociais, que sentem que não estão recebendo o valor que esperavam. As críticas quase sempre se dão pelo pouco uso do dispositivo. Parte da resposta da Amazon foi melhorar a capacidade da Alexa de realizar conversas semelhantes às humanas. Agora ela responde a uma série de comandos, todos no mesmo tópico, ou oferece um palpite, como o de que alguém pode querer desligar as luzes quando for dormir.
Rohit Prasad, cientista-chefe da Alexa, disse que a Amazon fez milhares de habilidades pesquisáveis. Quando um consumidor pergunta como tirar uma mancha de uma camisa, a Alexa avaliará qual tem a melhor resposta e usará aquela para responder – nesse caso, com uma ferramenta da Good Housekeeping que oferece remoção de manchas dicas e instruções. “Estamos chegando a um ponto em que os clientes estão dizendo: ‘Tenho certeza de que Alexa pode fazer muito mais coisas do que eu sei’”, disse Tom Taylor, vice-presidente sênior da Amazon Alexa. A questão, porém, ainda é: as pessoas vão utilizar estas habilidades ou manterão a Alexa apenas como um item bacana de decoração?

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários